Casa com Bossa Menu

Convivendo e conhecendo

Uma vez minha terapeuta me falou que passamos a vida conhecendo o outro (sendo assim, nós mesmos também). Confesso que isso chegou a me incomodar muito.  Pensei: ” como assim, as pessoas com quem convivo serão sempre desconhecidas? Que não conheço nada de ninguém? Nem a mim mesma?”   Pensando bem, percebi que aquilo faz sentido. Claro que conhecemos o outro e quanto mais convivemos, aí digo nossas famílias, mais vamos aprendendo a conhecer aqueles que nos cercam. E na minha pequena experiência, no casamento mais ainda. Entretanto, temos... Leia mais

9930470d47fd09b860db48f6741b6c7a

Uma vez minha terapeuta me falou que passamos a vida conhecendo o outro (sendo assim, nós mesmos também). Confesso que isso chegou a me incomodar muito.  Pensei: ” como assim, as pessoas com quem convivo serão sempre desconhecidas? Que não conheço nada de ninguém? Nem a mim mesma?”  

Pensando bem, percebi que aquilo faz sentido. Claro que conhecemos o outro e quanto mais convivemos, aí digo nossas famílias, mais vamos aprendendo a conhecer aqueles que nos cercam. E na minha pequena experiência, no casamento mais ainda. Entretanto, temos que pensar que os outros (nossos parceiros, neste caso) podem e devem (assim como nós) surpreender e ser surpreendidos!!!  Não falo de surpresas românticas ou coisas do tipo… que também são sempre bem vindas… rsrsrsr…. Falo de coisas do dia a dia, de assuntos sérios, assuntos banais, coisas intimas, das emoções….

Reformas ou quando estamos redecorando a casa, nos mostram o quanto podemos nos surpreender. São situações que nos “forçam” a descobrir no outro mais semelhanças e diferenças.

Viagens também são momentos beeemmm importantes, você descobre se o seu  ritmo combina com o dele, se os gastos combinam, digo, se vocês gostam de gastar nas mesmas coisas, se gostam de parar para comer…parecem coisas pequenas, mas numa viagem isso faz TODA diferença. Penso que conhecer seu parceiro numa viagem é super importante e se vocês combinarem, vão combinar em muitas outras coisas durante a vida.

Ter a idéia de que vou passar a vida me conhecendo e o meu parceiro também, me ajuda a tentar olha-lo sempre com um olhar novo. E evitar a frase:” iih tenho certeza que fulano jamais faria isso!”  Claro que em algumas situações elas nos ajudam muito, mas também contribuem muito para que uma pessoa seja sempre do mesmo jeito. E nunca sabemos o que o outro pode pensar. Podemos mudar nossas concepções.  Nunca somos os mesmos, podemos ler um artigo e começar a questionar coisas que não parávamos para pensar.

Corremos o risco de “reduzir o outro” a um estereotipo. E isso é beemm ruim… E a nós também. Quantas vezes nos deparamos com reações nada esperadas. Nós, também, precisamos ter um olho aberto para a gente mesmo!  E ao mesmo tempo dar conta da angustia de entrar em contato com o desconhecido em diversas situações. Nada fácil… Mas acredito (tenho que acreditar…rsrsrsrs…) que será melhor!  Uma grande oportunidade dos dois crescerem juntos e poder amadurecer.  

A rotina do nosso dia-a-dia,  nos auxilia em muito para que a gente se organize com tudo, dar conta dos compromissos, regular a fome e o sono tudo mais… Mas, nos relacionamentos a rotina não é uma aliada (sei que muitos vão falar: “Ah… como uma recém casada pode falar de rotina e de relacionamos de longa duração??!! Eu sei todos tem razão!!). Só quero pensar que num relacionamento que cai na rotina, faz com que olhemos o outro sempre do mesmo jeito e desta forma contribuímos para que ele não mude também. E vice- versa. Complexo. Sei que todos os relacionamentos tem seus momentos/fases de rotina e não estou aqui para julgar… Sei que até o meu que recente, já tem as suas rotinas… rsrsrs… Faz parte da construção e organização  da vida!!  E um relacionamento que é sempre igual, fica empobrecido e com menos possibilidades de mudança.  Como se nossos papeis (e seus significados) ficassem com uma cobertura de cimento por cima… Sem termos a possibilidade de sermos o que realmente somos e não da forma que o outro quer que a gente seja!!!! Vamos pensar, ok?!

Até o próximo tema!!!

envie seu comentário

Vida a doisRelacionamento

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *