Casa com Bossa Menu

Hummm... LE (GRAND) PETIT GATEAU

É um bolo? Um soufflé? Ou um brownie? Quem se importa? Perfeita companhia para uma bola de sorvete, o Petit Gateau já se tornou uma sobremesa clássica e conhecida! Você já deve ter visto inúmeras receitas, mas essa… Não tem como dar errado.  E muito fácil de fazer… Confira!   Tempo de Cozimento: 13 minutos Rendimento: 6 porções Ingredientes 100 g manteiga sem sal 110 g chocolate meio amargo 94 g açúcar de confeiteiro 2 Ovos inteiros 2 gemas 50 g de farinha de trigo Pitada de sal Mirtilos (ou a fruta de sua preferência) e... Leia mais

É um bolo? Um soufflé? Ou um brownie? Quem se importa? Perfeita companhia para uma bola de sorvete, o Petit Gateau já se tornou uma sobremesa clássica e conhecida! Você já deve ter visto inúmeras receitas, mas essa… Não tem como dar errado.  E muito fácil de fazer… Confira!

Petit Gateau2

 

Tempo de Cozimento: 13 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

100 g manteiga sem sal
110 g chocolate meio amargo
94 g açúcar de confeiteiro
2 Ovos inteiros
2 gemas
50 g de farinha de trigo
Pitada de sal
Mirtilos (ou a fruta de sua preferência) e açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 ° C.
  2. Em uma tigela, adicione a manteiga e o chocolate e derreta em banho-maria
  3. Retire do fogo e adicione o açúcar de confeiteiro.
  4. Adicione dois ovos inteiros e duas gemas de ovo no chocolate derretido e misture bem.
  5. Adicione a farinha e misture bem.
  6. Acrescente uma pitada de sal e misture até ficar homogêneo.
  7. Unte uma bandeja de cupcakes e despeje na mistura, enchendo ¾ do recipiente.
  8. Asse por 12 a 13 minutos.
  9. Quando os bolos estão prontos, retire-os do forno e desenforme-os.
  10. Sirva com as frutas de sua escolha e polvilhe com açúcar de confeiteiro; sirva quente.

Ficou alguma dúvida? Assista ao vídeo e tuuuudo se resolverá… ;-)

Fonte: scsdairy.com  /  Traduzido por Ô Manhê!
envie seu comentário

CozinhandoDoces

Irresistíveis rolinhos de canela

Eu realmente não sei quem poderia resistir a estes pães caseiros de canela… Macio, com seu interior suave e amanteigado, eles são totalmente irresistíveis!!! Você dificilmente conseguirá comer apenas um… A receita é muito fácil! Tudo que você tem a fazer é preparar a massa, fazer os rolos e esperá-los crescer. O cheiro ao assar é inesquecível. Regados com um glacê de baunilha os torna ainda mais tentadores. Você pode usar esta receita de massa para outros recheios, tais como, sementes de papoula, nozes, frutas, mas deve sempre usar a manteiga dentro... Leia mais

Eu realmente não sei quem poderia resistir a estes pães caseiros de canela… Macio, com seu interior suave e amanteigado, eles são totalmente irresistíveis!!! Você dificilmente conseguirá comer apenas um…

cinnamon_rolls

A receita é muito fácil! Tudo que você tem a fazer é preparar a massa, fazer os rolos e esperá-los crescer. O cheiro ao assar é inesquecível. Regados com um glacê de baunilha os torna ainda mais tentadores.

Você pode usar esta receita de massa para outros recheios, tais como, sementes de papoula, nozes, frutas, mas deve sempre usar a manteiga dentro das camadas. Isto é o que faz com que os rolos fiquem tão fofos e macios. Eles vão ficar maravilhosos não importa o enchimento, isso é certo.

Rendimento: 12 rolos grandes

Ingredientes

Massa

  • 3 1/2 xícaras (440g) de farinha de trigo + extra para polvilhar
  • 25 g de fermento fresco (2 1/4 colher de chá fermento em pó)
  • 1 copo (240 ml) de leite morno
  • 2 colheres de sopa + 1 colher (30g + 5 g) de açúcar
  • 1 colher de chá (5 g) de sal
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa (56g) de óleo ou manteiga derretida

Recheio

  • 5 colheres de sopa (70g) de manteiga, em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa (13g) de canela em pó
  • 1/2 xícara (100g) de açúcar mascavo

Glacê

  • 1 xícara (120g) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá (5 g) de extrato de baunilha
  • 2 colheres de sopa (30 ml) de leite

Modo de Preparo

  1. Prepare a massa. Adicione 1 colher de chá de açúcar sobre o fermento e 1/3 xícara de leite. Mexa até dissolver completamente.
  2. Em uma tigela grande misture a farinha, 2 colheres de sopa de açúcar e o sal. Adicione o óleo ou manteiga derretida, fermento dissolvido, ovos e no resto do 2/3 de xícara de leite. Mexa e amasse até obter uma massa macia, um pouco pegajoso, mas bastante elástica e que desgruda da lateral da tigela. Se achar que está muito mole, você pode adicionar a farinha extra até 1/2 xícara (63g). Deixe descansar por 10 minutos.
  3. Em uma tigela pequena misture a manteiga com açúcar e canela.
  4. Em uma superfície enfarinhada ou untada abra a massa em um retângulo aprox. 30x45cm. Espalhe a mistura de manteiga e canela por cima do retângulo. Abra a massa, sele a borda com água e corte em 12 rolos de igual tamanho. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga (23x33cm) com 2 cm distância entre eles, que lhes permitam crescer.
  5. Cubra com filme plástico e deixe os rolos de subir em um lugar quente por cerca de uma hora, até dobrar de tamanho. (se a bandeja não é demasiado alto pode ser necessário lubrificar o invólucro de plástico para que ele não se ater).
  6. Preaqueça o forno a 180°C (forno médio).
  7. Asse os rolos por cerca de 15-20 minutos ou até que fiquem dourados.
  8. Prepare o glacê. Misture o açúcar refinado e o leite com a baunilha e antes de servir regue a superfície dos rolos.

 

Fonte: homecookingadventure.com  /  Tradução: Ô Manhê!
envie seu comentário

CozinhandoDoces

CHEESECAKE... SEM CREAM CHEESE???

Na verdade não sei se podemos chamar de Cheesecake uma torta de queijo que não tem como ingrediente principal o Cream Cheese… De qualquer forma, continua sendo uma torta de queijo, porque no lugar do tradicional Cream Cheese, esta torta leva ricota na sua preparação… O que a torna, inclusive, um pouco menos “gorda”!!! ;-) Mas não se preocupem… Ela é igualmente deliciosa!!! Vamos à a receita: INGREDIENTES Massa: 150 g de biscoito maizena 100 g de manteiga sem sal 2 colheres de sopa de aveia em flocos Recheio: 200... Leia mais

Na verdade não sei se podemos chamar de Cheesecake uma torta de queijo que não tem como ingrediente principal o Cream Cheese…

De qualquer forma, continua sendo uma torta de queijo, porque no lugar do tradicional Cream Cheese, esta torta leva ricota na sua preparação… O que a torna, inclusive, um pouco menos “gorda”!!! ;-)

Mas não se preocupem… Ela é igualmente deliciosa!!!

cheesecake-de-morango

Vamos à a receita:

INGREDIENTES

Massa:

  • 150 g de biscoito maizena
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos

Recheio:

  • 200 ml de leite integral (aprox. 1 xícara de chá)
  • 50 g de manteiga sem sal
  • 300 g de ricota
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 ovos

MODO DE PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  2. Quebre os biscoitos utilizando as mãos, um processador ou mesmo um liquidificador.
  3. Misture com a aveia e a manteiga até que fique parecendo uma farofa grossa. Espalhe essa mistura em uma forma de laterais removíveis, cobrindo todo o fundo da forma, pressionando com as mãos até que fique bem uniforme.
  4. Leve ao forno para assar por aproximadamente 20 minutos.
  5. Enquanto isso, vamos para o recheio: Bata  todos os ingredientes no liquidificador … E PRONTO!!!
  6. Após retirar a forma com a massa do forno, despejar o recheio por cima da massa (sim… ele é bem líquido mesmo…) e voltar ao forno até que fique firme e dourado! Isso vai levar aproximadamente 30 minutos.

Cheesecake sem calda

OBS.: Os tempos de cozimento variam de forno para forno. Portanto, use como referência o momento em que o recheio ficar firme e dourado!

Você também poderá fazer porções individuais, com o mesmo modo de preparo, utilizando-se de anéis de metal próprios para essas preparações. Caso você não tenha, poderá adquirir os anéis, assim como as formas de laterais removíveis em lojas especializadas tais como Doural Presentes, Barra Doce ou Maria Chocolate.

Cheesecake individual

Para esta torta as caldas podem ser variadas e de acordo com seu gosto… Podem ser de chocolate derretido (branco ou preto) ou as mais tradicionais de geléias de frutas!

Use sua criatividade e delicie-se!!!

Dica Ô Manhê!

Esta torta fica ainda mais deliciosa se servida no dia seguinte… Mantida na geladeira, ao servir ela estará na temperatura perfeita e a cobertura mais integrada ao recheio!!! ;-)

 

envie seu comentário

CozinhandoDoces