Casa com Bossa Menu

Torta de tomate e manjericão... quase uma pizza!!!

A torta de tomate e manjericão é uma das melhores maneiras de aproveitar tomates saborosos e ervas frescas. Os tomates são definitivamente a estrela nesta receita… A receita pode ser feita tanto para o lanche, almoço ou jantar e é bem fácil de preparar. Uma ótima maneira de desfrutar da combinação dos tomates com queijo, ervas e uma crosta de massa folhada. Esta torta fica melhor se servida quente, coberto com manjericão fresco ao lado de uma salada fresca. Experimente… É simplesmente surpreendente! Tempo de preparação : 20 min Tempo de cozimento : 25... Leia mais

A torta de tomate e manjericão é uma das melhores maneiras de aproveitar tomates saborosos e ervas frescas. Os tomates são definitivamente a estrela nesta receita…

casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_torta-pronta_01

A receita pode ser feita tanto para o lanche, almoço ou jantar e é bem fácil de preparar. Uma ótima maneira de desfrutar da combinação dos tomates com queijo, ervas e uma crosta de massa folhada.

Esta torta fica melhor se servida quente, coberto com manjericão fresco ao lado de uma salada fresca. Experimente… É simplesmente surpreendente!

Tempo de preparação : 20 min
Tempo de cozimento : 25 mins
Tempo total : 45 minutos

Rendimento : 4-6 porçõesIngredientes

  • 1 folha (400 g) de massa folhada, descongelada
  • 4 colheres de sopa (60g) de cream cheese
  • 1 dente de alho, picado
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 3 colheres de sopa de manjericão fresco picado
  • 1/4 xícara (25g) de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara (100g) de queijo mussarela ralado
  • 4 tomates médios, cortados em fatias médias
  • Pimenta do reino moída

Modo de Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 200°C

2. Corte os tomates em fatias médias (cerca de 5 cm) e coloque sobre papel toalha para escorrer por cerca de 15-20 minutos. Cubra com papel-toalha também.

casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_02 casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_03

3. Em uma tigela pequena misture o cream cheese, mostarda Dijon, alho, manjericão e queijo parmesão.

casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_04 casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_05 casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_06

4. Em uma superfície enfarinhada desenrolar a massa folhada em um retângulo de 30x35cm. Transfira a massa para uma assadeira forrada de papel manteiga. Perfure toda a massa com um garfo, mas não até as bordas. Deixe cerca de 3 cm em cada borda sem furar.

casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_07 casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_08

5. Espalhe a mistura de cream cheese sobre a massa folhada em uma camada fina. Polvilhe queijo Mussarela uniformemente por cima.

casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_09 casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_10

6. Disponha as fatias de tomate por cima.

casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_passo-a-passo_11

7. Asse por cerca de 20 a 25 minutos até que a massa fique dourada, o queijo derretido e os tomates cozidos.

8. Polvilhe manjericão fresco por cima e sirva quente.

casa-com-bossa_torta-de-tomate-e-manjericao-quase-uma-pizza_torta-pronta_12

 

Um vinho para acompanhar? Temos aqui várias sugestões que combinam perfeitamente… Agora é só deliciar!!!

Fonte: homecookingadventure.com  |  Tradução: Ô Manhê!

envie seu comentário

CozinhandoMassasOutros

DIY | Menu dia dos Namorados

Se você decidiu fugir das filas dos restaurantes lotados e passar o Dia dos Namorados em casa, curtindo um jantar romântico, preparado por você… Nós vamos te dar “aquela forcinha” e sugerir um cardápio simples e delicioso… Não é preciso ser Chef de Cozinha para prepará-lo, basta ter cuidado ao selecionar os ingredientes e umas horinhas de dedicação para que tudo fique perfeito! Todos os ingredientes listados nas receitas podem ser facilmente encontrados nos supermercados e empórios próximos à sua casa! Procuramos sugerir preparações que você pode deixar prontas com... Leia mais

Se você decidiu fugir das filas dos restaurantes lotados e passar o Dia dos Namorados em casa, curtindo um jantar romântico, preparado por você… Nós vamos te dar “aquela forcinha” e sugerir um cardápio simples e delicioso…

Não é preciso ser Chef de Cozinha para prepará-lo, basta ter cuidado ao selecionar os ingredientes e umas horinhas de dedicação para que tudo fique perfeito! Todos os ingredientes listados nas receitas podem ser facilmente encontrados nos supermercados e empórios próximos à sua casa!

Procuramos sugerir preparações que você pode deixar prontas com antecedência e dar o toque final antes de servir. Assim você fica com mais tempo disponível para se arrumar, conversar, curtir uma música, um vinho, dançar… Ou o que a sua imaginação permitir!

 

Então vamos lá… São sempre duas sugestões e você escolhe a que mais lhe agrada!

 

ENTRADAS:

1) Figos Caramelizados com Presunto Cru

Figos-caramelizados-350x228

Elegante, esta preparação combina a doçura do figo à potência do presunto cru e ganha o toque de frescor das folhas de manjericão. Ideal para dar o clima de sofisticação a jantares especiais. (E o preparo não poderia ser mais simples.)

Ingredientes

50 g de presunto cru em fatias bem finas
3 figos
2 colheres (sopa) de mel
10 folhas de manjericão
1 colher (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Lave e seque bem os figos e as folhas de manjericão. Corte os figos ao meio, no sentido do comprimento.

2. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Regue com o azeite e coloque os figos, com o lado das sementes para baixo. Assim que começar a dourar, com uma espátula, vire de lado. Deixe dourar por mais alguns minutos, 2 ou 3.

3. Num prato, disponha as fatias de presunto cru, as metades de figo caramelizado com as sementes para cima, as folhas de manjericão ao redor e regue tudo com 1 colher (sopa) de mel.

2) Salada Caprese no Pote

caprese2-170x170 Caprese-no-pote-170x170 Caprese-170x170

Um jeito “extrovertido” de servir uma salada clássica! Você vai poder usar a imaginação ao escolher qual será o recipiente que usará para acondicioná-la. Pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira até a hora do jantar. Você também pode optar por comê-la “no pote” ou virá-la no prato!

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de macarrão tipo fusili
8 tomates grape
8 minimuçarelas de búfala
1 xícara (chá) de folhas de rúcula baby
1/2 xícara (chá) de manjericão fresco
1/4 xícara (chá) de castanha-de-caju
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/4 xícara (chá) de azeite
1 cubo de gelo
1 colher (chá) de vinagre
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Leve ao fogo alto uma panela pequena com água. Quando ferver, junte o macarrão e uma colher (chá) de sal. Mexa apenas para misturar. Desligue o fogo 1 minuto antes do tempo indicado na embalagem. Passe o macarrão por um escorredor e deixe esfriar.

2. Lave as folhas de rúcula e os tomatinhos. Transfira para uma tigela, cubra com água, adicione o vinagre e deixe de molho por 10 minutos. Retire as folhas e os tomates da água – assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela – e seque.

3. Lave e seque as folhas de manjericão; descasque o dente de alho.

4. No liquidificador, prepare o molho pesto: junte as folhas de manjericão, as castanhas-de-caju, o queijo parmesão, o alho, o azeite e o gelo e bata bem até triturar a castanha e o gelo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

5. Para montar a salada no pote de vidro, arrume em camadas na seguinte ordem: o molho pesto, os tomates, o macarrão, a muçarela de búfala e a rúcula. Guarde na geladeira. Na hora de consumir, chacoalhe o pote para misturar o molho.

OBS.: Fizemos um post completo sobre “Salada no Pote“! Nele você vai ter muitas dicas de como prepará-la, como serví-la e também algumas variações para os ingredientes!

E se quiser variar o molho, você pode conferir outras 10 opções incríveis de molhos para sua salada!

 

PRATOS PRINCIPAIS

1) Conchigliones com recheio Quatro Queijos e molho de Tomate

Conchiglione-350x252

Se você adora massas, vai adorar essa receita!!! Super versátil, pode ser feita com os mais diversos tipos de recheios e molhos!

Ingredientes

10 a 12 unidades de conchigliones
200 g de ricota
50 g de queijo Gorgonzola
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
3 colheres (sopa) de creme de leite
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
4 tomates bem maduros
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo
sal e pimenta-do-reino moída na hora
Folhas de manjericão fresco para decorar

Modo de Preparo

1. Em água fervente com sal, cozinhe os conchigliones por volta de 10 a 15 minutos e logo após escorra bem, colocando-os em água fria. As conchas devem ficar um pouco “durinhas” pois ainda vão para o forno

2. Recheio: amasse a ricota e misture com o gorgonzola, requeijão, creme de leite e parmesão

3. Acerte o sal e com esta mistura, recheie os conchigliones com cuidado para não rasgá-los e reserve.

4. Molho: coloque em uma panela o óleo, adicione a cebola e refogue bem. Adicione o alho picado. Coloque os tomates picados. Coloque aproximadamente 1 xícara de chá de água, acrescente o sal e a pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos.
OBS.: Para um molho ainda mais saboroso, use os tomates sem casca (tomates concassé). Veja como fazê-lo neste post!
5. Em uma forma, coloque os conchigliones já recheados, cubra com o molho, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno.
6. Ao servir, decore com algumas folhas de manjericão fresco.

 

2) Polenta com Ragu de Carne

Ragú-de-Rabada_baixa-350x247

No inverno, um prato quente e nutritivo, porém leve! Nessa receita, você pode substituir a carne por linguiça, lombo ou até mesmo cogumelos!!!

PARA O RAGU

Ingredientes

200 g de músculo bem limpo
1/2 cebola
1 dente de alho
1 tomates maduros
1/4 xícara (chá) de salsinha picada
1/4 xícara (chá) de cebolinha picada
1 colhere (sopa) de óleo de canola
1/2 colhere (sopa) de extrato de tomate
1 pitada de sal
350 ml de água

Modo de Preparo

1. Numa tábua, corte o músculo em cubos grandes, pique a cebola e o alho em cubinhos. Pique fino a salsinha e a cebolinha. Reserve.

2. Faça um concassé com o tomate. Veja aqui como fazer. Corte o tomate, retire as sementes e corte-o em cubos grandes.

3. Aqueça uma panela de pressão no fogo alto por 2 minutos. Acrescente o óleo de canola, o alho, o músculo e tempere com sal. Refogue por cerca de 10 minutos até dourar a carne. Junte a cebola e o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o tomate picado e a água. Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 45 minutos.

4. Desligue o fogo e, quando acabar a pressão da panela, destampe. Coloque metade da carne num prato. Com um garfo, desfie a carne volte à panela. Junte a salsinha e a cebolinha. Leve ao fogo médio e assim que ferver, desligue. Sirva com a polenta mole.

PARA A POLENTA

Ingredientes

1/2 xícaras (chá) de fubá ou de sêmola de milho
2 xícaras (chá) de água
1/4 colher (sopa) de sal
1 colheres (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

1. Numa panela grande, aqueça a água em fogo médio. Quando ferver, acrescente o sal e abaixe o fogo. Com a colher de pau em uma mão, vá mexendo a água, e com a outra mão, pegue um punhado de fubá (ou de sêmola de milho) e vá soltando aos poucos, num fio constante. Acrescente todo o fubá dessa maneira e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo sempre com a colher. A polenta estará pronta quando se desprender das paredes e do fundo da panela.

2. Acrescente o queijo parmesão e misture bem até que ele derreta. Coloque um pouco de polenta num prato fundo, aperte o centro com a colher e cubra com o ragu. Polvilhe com a salsinha e sirva imediatamente.

 

SOBREMESAS:

1) Panna Cotta com Coulis (molho) de Frutas Vermelhas

Panacota-170x170 Panacota-3-170x170 Panacota-1-170x170

Uma espécie de pudim, bastante leve e saboroso. O “molho” de frutas vermelhas dá um toque especial, doce e ácido ao mesmo tempo, contrapondo e complementando a doçura da panna cotta.

PARA A PANNA COTTA

Ingredientes

1 folha de gelatina incolor
125 g de creme de leite fresco (não pode ser de caixinha… ;-)
25 g de açúcar refinado
1/4 de fava de baunilha (somente a parte interna da fava – “sementes”)
Raspas da casca de limão siciliano

Modo de Preparo

1. Hidrate a folha de gelatina em água fria e reserve (conforme instruções da embalagem).

2. Em uma panela, aqueça o creme de leite com o açúcar, a fava de baunilha e as raspas de limão, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido.

3. Quando começar a levantar fervura, desligue o fogo, acrescente a gelatina hidratada e mexa até que ela dissolva completamente.

4. Disponha em um recipiente adequado (pode ser forminhas de empada/cupcakes/pudins ou mesmo copinhos, como na foto acima) e leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou até que esteja firme.

PARA O COULIS (MOLHO)

Ingredientes

100 g de frutas vermelhas a gosto (morangos, framboesas, amoras, etc.)
15 g de açúcar de confeiteiro
Gotas de limão siciliano

OBS.: Você pode substituir as frutas vermelhas por frutas amarelas (pêssego, manga, maracujá) ou quaisquer outras que preferir

Modo de Preparo

1. Bata as frutas no liquidificador e acrescente o açúcar de confeiteiro e algumas gotas de limão siciliano. Você pode deixar alguns pedaços da frutas, cortados em pequenos cubos, caso prefira uma calda com pedacinhos de frutas.

2. Mantenha o coulis na geladeira até a hora de servir, juntamente com a panna cotta.

3. Para desenformar a panna cotta, caso a tenha colocado em forminhas, mergulhe rapidamente as forminhas em água quente.

 

2) Sopa de Chocolate com Frutas vermelhas

Sopa-de-chocolate-350x234

Mas se você é amante inveterado do chocolate, sugerimos então esta SEN-SA-CIO-NAL sopa de chocolate! A textura aveludada do Fondue com o frescor das frutas… Deliciosa!!!

Ingredientes

100 g de chocolate meio amargo
100 ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de conhaque
Frutas vermelhas a gosto

Modo de Preparo

1. Pique o chocolate e disponha em uma vasilha.

2. Em uma panela aqueça o creme de leite fresco até começar a levantar fervura. Despeje sobre o chocolate picado e espere 3 minutos.

3. Acrescente o conhaque e misture até que dissolva todo o chocolate. Caso não dissolva totalmente, leve a mistura ao microondas por 10 a 15 segundos e misture novamente.

4. Para servir, disponha a sopa em xícaras ou copinhos e coloque as frutas de sua preferência por cima. A sopa pode ser servida quente ou fria, lembrando que, quando mais quente ela for servida, mais fluida ela ficará! Para manter a textura cremosa e aveludada de sopa, ela deverá ser servida morna.

OBS.: Essa receita também pode ser feita com chocolate ao leite, nesse caso, você deverá utilizar somente 75 ml de creme de leite fresco para 100 g de chocolate ao leite.

Dica Ô Manhê!

Que tal um vinho para harmonizar com seu jantar? Temos alguns posts que vão te dar a dica que faltava para um jantar perfeito… Você pode consultar todos os posts sobre harmonização digitando a palavra “vinho” no campo de busca e será direcionado!!!

Pronto… Agora é só fazer a lista do supermercado e ir às compras! E no dia 12, sucesso garantido!!! Qualquer dúvida sobre o preparo, ingredientes ou qualquer outro assunto, deixe aqui seu comentário que responderemos rapidinho…  Depois vem contar prá gente como foi sua experiência! Bon Apetit…

envie seu comentário

CozinhandoDocesEntradasMassasTemáticos

Receita | Penne ao Funghi com Whisky

Ingredientes: 500 g de massa tipo penne 2 colheres de manteiga 1 cebola 30 g de funghi seco 1 cálice de whisky 300 ml de molho bechamel (molho branco) Sal e salsa Queijo parmesão ralado Modo de Preparo: 1- Cozinhe a massa e reserve. 2- Lave bem o funghi e deixe de molho por duas horas em água. 3- Aqueça a manteiga, doure a cebola, junte o funghi e deixe refogar. 4- Acrescente o whisky e deixe flambar . 5- Entre com o molho bechamel e deixe cozinhar em... Leia mais

Ingredientes:

  • 500 g de massa tipo penne
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 cebola
  • 30 g de funghi seco
  • 1 cálice de whisky
  • 300 ml de molho bechamel (molho branco)
  • Sal e salsa
  • Queijo parmesão ralado

produto-d09.-penne-ao-molho-funghi-213

Modo de Preparo:

1- Cozinhe a massa e reserve.

2- Lave bem o funghi e deixe de molho por duas horas em água.

3- Aqueça a manteiga, doure a cebola, junte o funghi e deixe refogar.

4- Acrescente o whisky e deixe flambar .

5- Entre com o molho bechamel e deixe cozinhar em fogo brando.

6- Tempere com sal e salsa.

7- Adicione a massa já cozida e uma concha de água do macarrão.

8- Deixe por mais dois minutos, junte o queijo parmesão e sirva.

envie seu comentário

CozinhandoMassas