Casa com Bossa Menu

Rio de Janeiro|Arte, história e arquitetura

Bom dia! Estou retornando com posts cheios de novidades em arte, decoração e design. E como estamos seguindo o grande evento que está acontecendo no nosso país, as Olimpíadas, eu não poderia deixar de falar sobre o que o Rio de Janeiro, cede deste evento, que tem lugares históricos e projetos incríveis além da sua beleza natural! O Rio ja foi a capital do Brasil, e de lá pra ca acumulou muita história. Selecionei alguns museus e lugares incríveis para visitar. MAM – Museu de arte Moderna do Rio... Leia mais

Bom dia!

Estou retornando com posts cheios de novidades em arte, decoração e design.

E como estamos seguindo o grande evento que está acontecendo no nosso país, as Olimpíadas, eu não poderia deixar de falar sobre o que o Rio de Janeiro, cede deste evento, que tem lugares históricos e projetos incríveis além da sua beleza natural!

O Rio ja foi a capital do Brasil, e de lá pra ca acumulou muita história.

Selecionei alguns museus e lugares incríveis para visitar.

MAM – Museu de arte Moderna do Rio

Em 1948 O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro nasce oficialmente como entidade civil. Instalado provisoriamente em uma das salas do Banco Boavista.

Assinam a ata inaugural do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, tendo como Presidente Raymundo de Castro Maya e Presidente de Honra Gustavo Capanema. O pós-guerra favorece a aquisição de obras de artistas europeus para o Museu, tais como Pablo Picasso, Wassily Kandinsky e Paul Klee.

Em 1953 O projeto da sede do MAM RJ é elaborado por Reidy e o paisagismo por Roberto Burle Marx, e desde então todas as exposições são feitas no prédio novo. Nos próximos anos foi construído o bloco escola, que passa a ser a sede. Em 1967 fica pronto o bloco de exposições, inaugurado com uma retrospectiva de Lasar Segall.

Em meados de 70 o bloco exposições passa por um incêndio, e várias obras são perdidas. O bloco é restaurado e recebe várias exposições de artistas importantes.

Em 1993, Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores de arte moderna e contemporânea do País, deposita em regime de comodato sua coleção de cerca de 4000 obras no Museu de Arte Moderna.

A partir desse ano o museu faz muitas exposições, recebe obras super importantes, e até hoje tem como missão difundir a produção moderna e contemporânea, nacional e internacional, não só no Rio de Janeiro como em todo o Brasil e no exterior, através de exposições de sua coleção, publicações e empréstimos de obras, além de formar, manter e preservar a coleção de obras de arte moderna e contemporânea.

 

casa_com_bossa_rio6

casa_com_bossa_rio1

casa_com_bossa_rio4

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, e inaugurado no dia 2 de setembro de 1996.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.  A maioria das obras pertencem à arte contemporânea, todas a época do século XX. Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

casa_com_bossa_rio10

casa_com_bossa_rio23

casa_com_bossa_rio21

Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390

Museu do Amanhã

Inauguração, 17 de dezembro de 2015

O projeto arquitetônico é assinado pelo catalão Santiago Calatrava, que elaborou um edifício futurístico, inspirado na imagem das bromélias que viu quando fazia sua pesquisa de campo no Rio.

A obra capta água do fundo da baía de Guanabara para fazer toda a refrigeração, circulando pelo edifício e devolvida filtrada ao meio ambiente; e tem abas laterais móveis para que os painéis de energia solar captem a maior quantidade possível ao longo do dia.

O museu é uma das principais âncoras do Porto Maravilha, o projeto de revitalização da região portuária do Rio, e é uma parceria da prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, também responsável pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu da Imagem e do Som (MIS).

casa_com_bossa_rio9

casa_com_bossa_rio7

Museu do amanhã Nome da imagem – Ano/mês/dia + arquivo + .NEF (vide nome da foto - EX: 20120405-DSC_0001.NEF) - Brasil – RJ - Rio de Janeiro - LOCAL - Museu do amanhã – Pier da Praça Mauá – Obras do Consórcio Porto Rio – Material produzido por câmera time-lapse Huoliver Fotografia - Câmera instalada no prédio do Colégio São Bento - Créditos – Sérgio Huoliver/Porto Rio

Museu do amanhã

 Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-262

MAR – Museu de Arte do Rio

Inaugurado 1 de março de 2013.

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o museu ocupa dois edifícios na praça Mauá, entre o Centro e a Zona Portuária. Um dos prédios é o Palacete Dom João VI, construído em estilo eclético. Foi dedicado às salas de exposição, o “Pavilhão de Exposições”, aproveitando-se o pé-direito alto e a estrutura livre de seus salões. O outro, adjacente ao palácio, era utilizado pelo terminal rodoviário Mariano Procópio antes de ser integrado ao museu, a “Escola do Olhar”, além de abrigar a administração e outros departamentos.

Os dois prédios somados, ligados por uma passarela suspensa, a “cobertura fluída”, ocupam uma área total de 2.300m2 e uma área construída de 11.240 m².

O museu foi premiado com o título de melhor construção de 2013, na categoria museu, pelo voto popular do maior prêmio internacional de arquitetura do mundo, o Architizer A+ Awards. O MAR concorreu com os museus Heydar Aliyev Center (Azerbaijão), New Rijksmuseum (Holanda), Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China) e com o Danish Maritime Museum (Dinamarca).

casa_com_bossa_rio8

casa_com_bossa_rio3

casa_com_bossa_rio

Praça Mauá, 5, Centro. CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ.

(21) 3031 2741

Jardim Botânico

13 de junho de 1808 (208)

É um instituto de pesquisa e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico.

Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.

É responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.

Um lugar maravilhoso!

casa_com_bossa_rio18

casa_com_bossa_rio11

casa_com_bossa_rio17

casa_com_bossa_rio22

casa_com_bossa_rio20

envie seu comentário

artePelo mundoSem categoriaViagens

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *