Casa com Bossa Menu

Rio de Janeiro|Arte, história e arquitetura

Bom dia! Estou retornando com posts cheios de novidades em arte, decoração e design. E como estamos seguindo o grande evento que está acontecendo no nosso país, as Olimpíadas, eu não poderia deixar de falar sobre o que o Rio de Janeiro, cede deste evento, que tem lugares históricos e projetos incríveis além da sua beleza natural! O Rio ja foi a capital do Brasil, e de lá pra ca acumulou muita história. Selecionei alguns museus e lugares incríveis para visitar. MAM – Museu de arte Moderna do Rio... Leia mais

Bom dia!

Estou retornando com posts cheios de novidades em arte, decoração e design.

E como estamos seguindo o grande evento que está acontecendo no nosso país, as Olimpíadas, eu não poderia deixar de falar sobre o que o Rio de Janeiro, cede deste evento, que tem lugares históricos e projetos incríveis além da sua beleza natural!

O Rio ja foi a capital do Brasil, e de lá pra ca acumulou muita história.

Selecionei alguns museus e lugares incríveis para visitar.

MAM – Museu de arte Moderna do Rio

Em 1948 O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro nasce oficialmente como entidade civil. Instalado provisoriamente em uma das salas do Banco Boavista.

Assinam a ata inaugural do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, tendo como Presidente Raymundo de Castro Maya e Presidente de Honra Gustavo Capanema. O pós-guerra favorece a aquisição de obras de artistas europeus para o Museu, tais como Pablo Picasso, Wassily Kandinsky e Paul Klee.

Em 1953 O projeto da sede do MAM RJ é elaborado por Reidy e o paisagismo por Roberto Burle Marx, e desde então todas as exposições são feitas no prédio novo. Nos próximos anos foi construído o bloco escola, que passa a ser a sede. Em 1967 fica pronto o bloco de exposições, inaugurado com uma retrospectiva de Lasar Segall.

Em meados de 70 o bloco exposições passa por um incêndio, e várias obras são perdidas. O bloco é restaurado e recebe várias exposições de artistas importantes.

Em 1993, Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores de arte moderna e contemporânea do País, deposita em regime de comodato sua coleção de cerca de 4000 obras no Museu de Arte Moderna.

A partir desse ano o museu faz muitas exposições, recebe obras super importantes, e até hoje tem como missão difundir a produção moderna e contemporânea, nacional e internacional, não só no Rio de Janeiro como em todo o Brasil e no exterior, através de exposições de sua coleção, publicações e empréstimos de obras, além de formar, manter e preservar a coleção de obras de arte moderna e contemporânea.

 

casa_com_bossa_rio6

casa_com_bossa_rio1

casa_com_bossa_rio4

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, e inaugurado no dia 2 de setembro de 1996.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.  A maioria das obras pertencem à arte contemporânea, todas a época do século XX. Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

casa_com_bossa_rio10

casa_com_bossa_rio23

casa_com_bossa_rio21

Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390

Museu do Amanhã

Inauguração, 17 de dezembro de 2015

O projeto arquitetônico é assinado pelo catalão Santiago Calatrava, que elaborou um edifício futurístico, inspirado na imagem das bromélias que viu quando fazia sua pesquisa de campo no Rio.

A obra capta água do fundo da baía de Guanabara para fazer toda a refrigeração, circulando pelo edifício e devolvida filtrada ao meio ambiente; e tem abas laterais móveis para que os painéis de energia solar captem a maior quantidade possível ao longo do dia.

O museu é uma das principais âncoras do Porto Maravilha, o projeto de revitalização da região portuária do Rio, e é uma parceria da prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, também responsável pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu da Imagem e do Som (MIS).

casa_com_bossa_rio9

casa_com_bossa_rio7

Museu do amanhã Nome da imagem – Ano/mês/dia + arquivo + .NEF (vide nome da foto - EX: 20120405-DSC_0001.NEF) - Brasil – RJ - Rio de Janeiro - LOCAL - Museu do amanhã – Pier da Praça Mauá – Obras do Consórcio Porto Rio – Material produzido por câmera time-lapse Huoliver Fotografia - Câmera instalada no prédio do Colégio São Bento - Créditos – Sérgio Huoliver/Porto Rio

Museu do amanhã

 Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-262

MAR – Museu de Arte do Rio

Inaugurado 1 de março de 2013.

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o museu ocupa dois edifícios na praça Mauá, entre o Centro e a Zona Portuária. Um dos prédios é o Palacete Dom João VI, construído em estilo eclético. Foi dedicado às salas de exposição, o “Pavilhão de Exposições”, aproveitando-se o pé-direito alto e a estrutura livre de seus salões. O outro, adjacente ao palácio, era utilizado pelo terminal rodoviário Mariano Procópio antes de ser integrado ao museu, a “Escola do Olhar”, além de abrigar a administração e outros departamentos.

Os dois prédios somados, ligados por uma passarela suspensa, a “cobertura fluída”, ocupam uma área total de 2.300m2 e uma área construída de 11.240 m².

O museu foi premiado com o título de melhor construção de 2013, na categoria museu, pelo voto popular do maior prêmio internacional de arquitetura do mundo, o Architizer A+ Awards. O MAR concorreu com os museus Heydar Aliyev Center (Azerbaijão), New Rijksmuseum (Holanda), Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China) e com o Danish Maritime Museum (Dinamarca).

casa_com_bossa_rio8

casa_com_bossa_rio3

casa_com_bossa_rio

Praça Mauá, 5, Centro. CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ.

(21) 3031 2741

Jardim Botânico

13 de junho de 1808 (208)

É um instituto de pesquisa e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico.

Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.

É responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.

Um lugar maravilhoso!

casa_com_bossa_rio18

casa_com_bossa_rio11

casa_com_bossa_rio17

casa_com_bossa_rio22

casa_com_bossa_rio20

envie seu comentário

artePelo mundoSem categoriaViagens

Diário de Mudança | Cheguei em Barcelona

Depois da maluquice que foi encaixotar tudo e de me despedir das minhas coisinhas, nada mais justo do que férias né, minha gente?! Quem me acompanha no Instagram (@casacombossa) viu que passei dias LINDOOOOOSSSSS e deliciosos em Mallorca, Ibiza e Formentera… e já to com saudades hihihi! Ai ficamos uns dias em Madrid para resolver questões de documentação da estadia aqui para finalmente virmos para Barcelona. Os voos curtos normalmente são lowcost e tem que pagar por cada volume de mala, como tinhamos muita, não valia a pena e acabamos alugando... Leia mais

Depois da maluquice que foi encaixotar tudo e de me despedir das minhas coisinhas, nada mais justo do que férias né, minha gente?!

Quem me acompanha no Instagram (@casacombossa) viu que passei dias LINDOOOOOSSSSS e deliciosos em Mallorca, Ibiza e Formentera… e já to com saudades hihihi!

Ai ficamos uns dias em Madrid para resolver questões de documentação da estadia aqui para finalmente virmos para Barcelona.

Os voos curtos normalmente são lowcost e tem que pagar por cada volume de mala, como tinhamos muita, não valia a pena e acabamos alugando um carro. Apesar de longa, a viagem foi super tranquila.

Encontrar um apartamento para alugar a distância foi um stress sem fim!!!! Aqui tem um problema que as pessoas passam golpes pela internet… de carros e apartamentos. Você vê um apartamento lindo por fotos, a pessoa é super solicita, responde seus emails super rápido e tal, ai você paga o sinal da reserva e quando chega, não existe apartamento ou pessoa ou nada!!! Imagina só o caos…..

Como alguns amigos vieram antes e estavam na mesma situação que a gente, fomos trocando informações e dicas e conseguimos fechar um apartamento super fofo por 2 meses para ter onde chegar e a idéia era: se gostar ficamos, se não temos 2 meses para procurar algo com calma!

Olha que bonitinho….

casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_entrada casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_quarto-azul-1 casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_quarto-verde casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_sala-1 casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_sala-2 casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_sala-3 casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_sala-4casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_cozinha 1casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_terraza-1 casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_terraza-2casa-com-bossa_diario-de-mudanca-cheguei-em-barcelona_banheiro 1

Mas acabou que além de ter muito pouco armário, eu não gostei muito da localização dele. A rua me pareceu meio “deserta” e tenho um pouco de medo a noite…. e também não tem elevador (AAAAAAHHHHHHHH……) e como eu não sou a Gabriela Pugliesi e não gosto de ficar 1h subindo escada (hahahah) estou mais uma vez em busca de um apartamento. Lá vou eu pra minha maratona mais uma vez!

A agencia que eu aluguei chama ShBarcelona…. achei bem legal e super de confiança! Inclusive as fotos tirei do site.

Estou me adaptando ainda a vida “Barcelonistica”, mas até agora está indo tudo bem kkkk…

Aceito dicas de programa e apartamento para alugaaaaaarrrrr!!!!!! hahahahhaha….

Beijinhos lindezas!!!

envie seu comentário

DecoraçãoHome TourViagens

Mallorca | Passeios imperdíveis

Depois de falar sobre a ilha, fizemos uma relação dos passeios imperdíveis por lá. Dá uma olhada. Passeios imperdíveis: A principal atração da ilha são as praias, sendo que toda costa Oeste, são praias mais selvagens, com lindas grutas e falésias, e mais difícil chegar de carro. A costa Leste, é tomada por enormes complexos turísticos, muitas praias são praticamente de turistas alemães e ingleses. Dá uma olhada abaixo na relação de praias que visitei…. Costa Oeste Cala Deia Fica na Costa Oeste, fica embaixo de uma falésia, e conta... Leia mais

Depois de falar sobre a ilha, fizemos uma relação dos passeios imperdíveis por lá. Dá uma olhada.

Passeios imperdíveis:

A principal atração da ilha são as praias, sendo que toda costa Oeste, são praias mais selvagens, com lindas grutas e falésias, e mais difícil chegar de carro.
A costa Leste, é tomada por enormes complexos turísticos, muitas praias são praticamente de turistas alemães e ingleses.

Dá uma olhada abaixo na relação de praias que visitei….

Costa Oeste

Cala Deia
Fica na Costa Oeste, fica embaixo de uma falésia, e conta com apenas com 1 restaurante.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_06

Cala Sa Calobra
Também na Costa Oeste, mais para o norte que a Cala Deia. Essa praia é uma das mais lindas e diferentes que já vi na vida.
Na entrada da praia, tem alguns restaurantes e lojinhas. Para chegar na praia precisa entrar em um túnel lindo nas pedras.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_15Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_14Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_16Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_29

Cabo Formentor
Final da linda Serra Tramontana, a vista é espetacular de cima do cabo deve ser espetacular, porém como estava de barco, observei apenas do mar.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_07Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_08

Praias que visitei na Costa Leste, Norte e Sul.

Cala Es Calo
Linda!! Água Caribe style!!

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_01Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_02

Cala Torta
Praia pequena com muita gente pelada, mas ainda assim bem familiar.

Cala Agulla
Outra praia paradisíaca.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_11

Cala Rajada
A pequena Alemanha dentro de Mallorca, praia super lotada.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_19Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_20

Cala Barcas
Praia aonde se pratica a escalada nas rochas, linda mais deserta.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_21

Mondagro
Praia linda de areia, rochas, túneis. Também fica bem cheia de turistas.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_22Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_25Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_23

Playa Es Trenc
A cor de água mais linda da ilha, no trecho central da ilha, tem muitas pessoas peladas… Sim peladas, sem roupas, porém mesmo assim, ainda bem familiar, pois para eles, o nu na praia, não é sensual como para algumas culturas.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_26Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_18

ATENÇÃO
Verifique o acesso e a infra instrutura de cada praia, antes de sair, como eu disse, muitas praias são difícilimas de chegar!!!

Outros passeios que recomendo.
Pueblos no centro da ilha, como Pollensa (aonde Agatha Christie escreveu Íntriga em Pollensa)

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_09Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_10

Valdemossa (aonde morou Chopin) e outros pueblos no centro da ilha. O contraste com as praias é incrível, esses pueblos parecem que pararam no tempo, e conseguem manter a tradição e cultura.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_05

As diversas grutas da ilha, alguma como a Gruta de Drach super bem estruturada com iluminação etc…

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_12Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_17Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_24

A capital Palma. Linda com a catedral, teatro, lojas, restautantes. Se perder pelas ruas perto da Plaza Mayor é o programa ideal.

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_03Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_04Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_13

Serra Tramuntana
A serra é tida como uma das mais lindas do mundo, e andar de carro pela Tramuntana, é uma beleza ímpar e um desafio. Muitos fazem de bicicleta, correndo etc…

Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_30Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_31Casa-com-bossa_Mallorca-Desvendando-a-maior-Ilha-Balear_32

Continue viajando com a gente e pelo Family Trip!

Vem conhecer outros destinos que indicamos!!
Beijos

envie seu comentário

ViagensVida a dois