1. Cozinhar é sustentável Quanto menos embalagens de comida compradas prontas e congeladas, melhor para o planeta. Quanto menos conservantes, estabilizantes, acidulantes e outros “antes”, melhor para nosso corpo. 2. Consumir alimentos inteiros produz menos lixo Isso não significa que, para ser verde, a gente tem que tomar suco de casca de abacaxi e fazer bolo de casca de banana. Mas não descascar a maçã da criançada já é um bom começo. O mesmo vale para pera, abobrinha, pepino e muitos outros legumes e frutas. Abobora, berinjela, batata e... Leia mais
1. Cozinhar é sustentável
Quanto menos embalagens de comida compradas prontas e congeladas, melhor para o planeta. Quanto menos conservantes, estabilizantes, acidulantes e outros “antes”, melhor para nosso corpo.
2. Consumir alimentos inteiros produz menos lixo
Isso não significa que, para ser verde, a gente tem que tomar suco de casca de abacaxi e fazer bolo de casca de banana. Mas não descascar a maçã da criançada já é um bom começo. O mesmo vale para pera, abobrinha, pepino e muitos outros legumes e frutas. Abobora, berinjela, batata e mais uma porção de legumes ficam deliciosos assados com casca. E, além do mais, muitos dos nutrientes estão contidos justamente nelas. Mais uma vez faz bem para a gente e para o planeta.
3. Porções exatas
É muito legal fazer comida na medida. Se a casa tem 4 moradores, procure preparar receitas para 4 pessoas. Isto é, deixe a lasanha que serve 10 para um jantar com convidados.
4. Fazer a mais
Outra possibilidade, para poder fazer a tal lasanha para 10, é congelar o excedente logo de cara, sem deixar que metade do prato complete aniversário na geladeira. Ninguem aguenta comer a mesma coisa 3 dias seguidos. Provavelmente ela irá acabar no lixo.
5. Congele
Não tenha medo de encher o freezer; quanto mais cheio, menos ele trabalha. Ele gasta menos energia, e você economiza no fim do mês. Faz bem pra saúde do planeta e do seu bolso.
6. Como lavar a louça
Usar a lava louça é mais economico do que lavar na mão. Muita gente não sabe que a maquina gasta pelo menos 50% menos água do que a lavagem manual. E também economiza horrores do seu precioso tempo. Em 10 minutos a cozinha fica em ordem. E isso também tem a ver com a cozinha verde. Ela precisa ser um ambiente agradável para as pessoas.
7. Pratos rápidos
Receitas que ficam prontas em 10 minutos fazem muito sucesso. Preparações que além de economizar seu tempo, gastam menos recursos naturais, como gás ou energia elétrica. E ainda evitam as comidas compradas prontas.
8. Recicle
A primeira coisa que vem a cabeça é a reciclagem do lixo, ou a triagem que deve ser feita para pré reciclagem. Mas isso não depende só de você. A coleta seletiva depende das políticas públicas da região onde você mora. Já a reciclagem de embalagens para o reuso esta em suas mãos. Os potes de vidros de geléias, por exemplo, são ótimos para guardar temperos secos ou molhos. Já as garrafinhas de 250ml de vinho, são ideais para chacoalhar azeite e vinagre para fazer molho de salada. Dar vida nova aos objetos é uma prática sustentável. Doar os que você não usa mais também.
9. Produtos de limpeza
Usar produtos ecologicamente corretos é o ideal. Melhor ainda é buscar na sabedoria dos antigos produtos naturais, como vinagre, que é um excelente desinfetante. Para limpar prata uma receita super legal é colocar água fervendo em uma assadeira de aluminio, e colocar 1 colher bem cheia de sal e outra de fermento (dobre as quantidades de estiver muito preto). Mergulhe os talheres na solução e deixe agir por 10 minutos. Os talheres saem limpinhos. Se quiser secar com um pano de prato e depois polir com uma flanela o resultado fica ainda melhor.
10. Utensílios
Aos poucos, vá substituindo tudo que é de plástico por vidro, inox e bambu. Tigelas e porta-mantimentos podem ser de inox ou vidro; tábua e colheres de bambu. As panelas de aluminio dever ser trocadas por de inox, de ferro ou de barro. Assim, além de mais verde, sua cozinha fica estéticamente correta e mais limpa!
Fonte: Panelinha: Receitas que funcionam | Rita Lobo – 5ªedição