Casa com Bossa Menu

By Ju | A vida e suas bifurcações

Mês passado estava lendo um livro muito curioso e interessante, chama O Mundo pós aniversário. A autora de maneira muito criativa escreve duas histórias sobre a mesma personagem. Irina, uma mulher casada há 10 anos com seu marido Laurence, se depara com uma paixão arrebatadora. A partir do segundo capítulo a autora cria duas possibilidades para a vida da sua personagem. Uma em que Irina se entrega nesta paixão e na outra em que ela fica em seu casamento. Duas possibilidades distintas. A autora de forma nos propõe a... Leia mais

Mês passado estava lendo um livro muito curioso e interessante, chama O Mundo pós aniversário. A autora de maneira muito criativa escreve duas histórias sobre a mesma personagem. Irina, uma mulher casada há 10 anos com seu marido Laurence, se depara com uma paixão arrebatadora. A partir do segundo capítulo a autora cria duas possibilidades para a vida da sua personagem. Uma em que Irina se entrega nesta paixão e na outra em que ela fica em seu casamento. Duas possibilidades distintas. A autora de forma nos propõe a viajar junto com a personagem mas suas escolhas, dilemas e sentimentos. 
A partir disso, fiquei pensando em como tomamos decisões que podem mudar o curso da nossa vida de formas distintas. Acredito que somos responsáveis pelas nossas decisões e que o acaso e o destino até podem caminhar junto conosco, mas, que na maior parte das nossas vidas nossas decisões são o motor principal para o que nos acontecem no futuro. Claro que não conseguimos prever todas as consequências disso, e nem sempre para que outros caminhos vamos nos deparar e depois quais serão nossas novas escolhas. Lembro de um filme (Instantes Decisivos-Sliding Doors), que eu assisti no cinema quando era adolescente, cuja personagem principal (Gwyneth Paltrow) vive duas histórias tb, mas no caso do filme, uma diferença de cinco minutos faz com o dia dela seja completamente diferente. Uma história ele pega o trem  na outra não.
Como nos deparamos com escolhas que podem mudar a nossa vida? Um exemplo disso: época do vestibular… me vi numa encruzilhada. De um lado o curso que eu queria (psicologia), mas numa universidade que não curtia muito, do outro a Universidade que eu queria (PUC-SP), mas um curso diferente, a pedagogia.  Depois de pensar bem, escolhi ficar na PUC para depois, quem sabe, cursar a psicologia. Eram duas grandes opções, a terceira, fazer mais um ano de cursinho, estava praticamente fora de opção, porque queria muito fazer algo que sentisse mais prazer… No fim do primeiro ano de pedagogia, tive que escolher novamente: continuar o curso ou tentar a reopcao de curso e torcer para conseguir uma vaga no curso de psico. Tentei e consegui. Durante este período do curso, novas escolhas, mas nenhuma tão grande quanto as duas primeiras…. Até que no começo do último ano resolvi viajar num feriado com duas amigas a Lia e a Nathalia para o Rio de Janeiro e acabei conhencendo o Gustavo, meu marido. 
Quando olho para tras penso que tudo poderia ter sido diferente se não tivesse feito estas escolhas e claaarooo que não tinha a menor ideia que conheceria ele!!!!  Talvez fosse conhecer uma outra pessoa. Pois para quem acredita em destino, nós poderíamos nos conhecer de qualquer maneira, pois tudo funcionaria a favor do nosso encontro. Difícil de saber, prefiro pensar que tanto eu (quanto ele) fizemos escolhas que contribuíram para isso. 
Fico maravilhada com a capacidade que temos de criar possibilidades para a nossa vida.
Mais uma situação: a minha tia, irmã da minha mãe, mudou para os Estados Unidos no final dos anos 80. Ela estava noiva e foi fazer um curso lá. Nisso tudo mudou na vida dela. Ela conheceu um homem, se apaixonou e acabou terminando o noivado dela. Depois de alguns anos ela se casou (com um outro) e tem 2 filhos lindos. Como sinto muita falta deles, muitas vezes me pego pensando como seria a vida dela aqui em Sampa… certeza que seria totalmente diferente!!! Assim, como, meu outro tio (também irmão da minha mãe) que foi morar na Alemanha com a família. 

Quais foram as encruzilhadas de vocês?? Mandem para a gente!!!

Um grande beijo

Ju

envie seu comentário

Vida a dois

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *