Na verdade não sei se podemos chamar de Cheesecake uma torta de queijo que não tem como ingrediente principal o Cream Cheese… De qualquer forma, continua sendo uma torta de queijo, porque no lugar do tradicional Cream Cheese, esta torta leva ricota na sua preparação… O que a torna, inclusive, um pouco menos “gorda”!!! ;-) Mas não se preocupem… Ela é igualmente deliciosa!!! Vamos à a receita: INGREDIENTES Massa: 150 g de biscoito maizena 100 g de manteiga sem sal 2 colheres de sopa de aveia em flocos Recheio: 200... Leia mais
Na verdade não sei se podemos chamar de Cheesecake uma torta de queijo que não tem como ingrediente principal o Cream Cheese…
De qualquer forma, continua sendo uma torta de queijo, porque no lugar do tradicional Cream Cheese, esta torta leva ricota na sua preparação… O que a torna, inclusive, um pouco menos “gorda”!!! ;-)
Mas não se preocupem… Ela é igualmente deliciosa!!!
Vamos à a receita:
INGREDIENTES
Massa:
- 150 g de biscoito maizena
- 100 g de manteiga sem sal
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos
Recheio:
- 200 ml de leite integral (aprox. 1 xícara de chá)
- 50 g de manteiga sem sal
- 300 g de ricota
- 1 lata de leite condensado
- 2 ovos
MODO DE PREPARO
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Quebre os biscoitos utilizando as mãos, um processador ou mesmo um liquidificador.
- Misture com a aveia e a manteiga até que fique parecendo uma farofa grossa. Espalhe essa mistura em uma forma de laterais removíveis, cobrindo todo o fundo da forma, pressionando com as mãos até que fique bem uniforme.
- Leve ao forno para assar por aproximadamente 20 minutos.
- Enquanto isso, vamos para o recheio: Bata todos os ingredientes no liquidificador … E PRONTO!!!
- Após retirar a forma com a massa do forno, despejar o recheio por cima da massa (sim… ele é bem líquido mesmo…) e voltar ao forno até que fique firme e dourado! Isso vai levar aproximadamente 30 minutos.
OBS.: Os tempos de cozimento variam de forno para forno. Portanto, use como referência o momento em que o recheio ficar firme e dourado!
Você também poderá fazer porções individuais, com o mesmo modo de preparo, utilizando-se de anéis de metal próprios para essas preparações. Caso você não tenha, poderá adquirir os anéis, assim como as formas de laterais removíveis em lojas especializadas tais como Doural Presentes, Barra Doce ou Maria Chocolate.
Para esta torta as caldas podem ser variadas e de acordo com seu gosto… Podem ser de chocolate derretido (branco ou preto) ou as mais tradicionais de geléias de frutas!
Use sua criatividade e delicie-se!!!
Dica Ô Manhê!
Esta torta fica ainda mais deliciosa se servida no dia seguinte… Mantida na geladeira, ao servir ela estará na temperatura perfeita e a cobertura mais integrada ao recheio!!! ;-)
2 Comentários
As receitas que aprendo aqui fazem a minha cozinha ficar com mais sucesso… estou invando cada vez mais e diversificando
Obrigada pela receita! Achei interessante a dica de servir no dia seguinte. Realmente, testei e ficou mais saboroso.
Obrigada