Casa com Bossa Menu

Como organizar armários e closet

PROJETANDO 1. ESPAÇO O closet de casal deve ter pelo menos 6 metros quadrados para ter um mínimo de conforto e praticidade. Ele deve possibilitar que se troque de roupa dentro dele. 2. JANELA Muitas vezes, também há uma janela no fundo. Nesse caso, é preciso observar a trajetória do sol, para que não desbote as roupas. 3. MATERIAL Geralmente, os armários são feitos de madeira, que tem a vantagem da flexibilidade. Mas também podem ser de alvenaria,solução muito usada em casas de praia, por causa do aspecto rústico... Leia mais

closet organizado

PROJETANDO

1. ESPAÇO

O closet de casal deve ter pelo menos 6 metros quadrados para ter um mínimo de conforto e praticidade. Ele deve possibilitar que se troque de roupa dentro dele.

2. JANELA

Muitas vezes, também há uma janela no fundo. Nesse caso, é preciso observar a trajetória do sol, para que não desbote as roupas.

3. MATERIAL

Geralmente, os armários são feitos de madeira, que tem a vantagem da flexibilidade. Mas também podem ser de alvenaria,solução muito usada em casas de praia, por causa do aspecto rústico do material. Já os acessórios costumam ser metálicos ou cromados, e as gavetas podem ser dos mais variados revestimentos como acrílico, vime ou outros.

Evite que o closet fique em uma parte úmida do imóvel. Se isto não for possível, isole a madeira com isopor para que esta não fique em contato direto com a parede.

4. PORTAS

Um dilema: closet com porta ou totalmente aberto? Quando fica fora do dormitório, o closet deve ter porta. Mas, se for um anexo do quarto e for bem-projetado, pode ser aberto, dando um charme. Os armários também podem ser fechados ou abertos, e costumam ser projetados com portas de correr e venezianas, para ventilar as roupas.

5. MEDIDAS

Quando estiver planejando seu closet, é bom ter em mente as medidas mínimas adequadas para os armários. Aqueles que têm porta devem ter de 60 a 65 centímetros de profundidade, dando espaço para os cabides. No caso dos modelos sem porta, a medida pode ser menor: de 50 a 55 centímetros, e as prateleiras para sapatos devem variar de 40 a 45 centímetros.

O cuidado principal deve ser com a altura dos armários e cabides.Quando a pessoa é mais baixa, deve planejar os móveis sob medida.

Procure levar em consideração as medidas-padrão:

– Prateleiras: devem ter pelo menos 60 centímetros de profundidade e 2 centímetros de espessura. A largura depende do que irá colocar nela.

– Gavetas: também devem ter 60 centímetros de profundidade e a largura e altura dependem de sua função. Lembre-se de que, para meias, roupas de baixo e gravatas, elas não precisam ser tão altas, mas precisam de muitas divisões.

– Maleiro: deve ter uma profundidade mínima de 80 centímetros.

6. DIVISÕES

Informe a quem estiver projetando-o, todas as características importantes do usuário: que tipo de pessoa o usará, que tipo de roupa esta pessoa usa mais, se além do vestuário deve haver espaço para outras peças (como roupa de cama, roupa de banho, malas, chapéus etc).

Um closet de homem geralmente tem: cabideiros, gaveteiros, prateleiras, sapateira e cofre escondido. Enquanto que o feminino tem tudo isto, e mais: compartimento para bolsas, para vestidos longos e gavetas menores com chaves para se guardar jóias, perfumes, etc.

Tenha em seu closet caixas ou gaveteiros especiais para guardar a roupa que está fora da estação. Lembre-se de fazer o rodízio: na chegada do verão tire as roupas frescas e guarde as quentes e vice-versa.

Para closets grandes, deixe no espaço central um móvel com muitas gavetas para colocar as miudezas.

7. ACESSÓRIOS

Além de armários e prateleiras para a organização das roupas, são essenciais uma banqueta ou pufe onde a pessoa poderá sentar-se para calçar os sapatos e, claro, um bom espelho.

Deixe uma escada desmontável à mão para alcançar as prateleiras mais altas.

Tenha ganchos em seu closet para deixar aquela roupa que acabou de tirar e que deve ficar tomando ar antes de ser guardada.

Use cabides iguais: eles dão uma melhor impressão de ordem e organização.
Utilize capas com visor para ternos e blazer: elas organizam e preservam melhor a roupa.

8. ILUMINAÇÃO

De nada vale ter um closet organizado sem uma iluminação adequada. Para não confundir azul- escuro com preto, o ideal é investir numa iluminação com boa reprodução de cores. Isso é possível quando se usa várias fontes de luz, uma central e outras de foco, como é feito em lojas.

Para iluminar bem, você pode usar spots dirigidos. Use um para cada módulo.

9. PISOS

Para o conforto total no quarto de vestir recomenda-se o uso de pisos quentes, de madeira ou carpete. Isso para o caso da pessoa estar descalça.

Em pisos frios, como o cerâmico, o ideal é colocar um tapete grande.

SELECIONANDO AS ROUPAS – DESCARTE

Segundo especialistas, o descarte de algumas peças é o ponto de partida para uma arrumação que acabe com o problema. Antes de distribuir os objetos e roupas em seus devidos lugares, você precisa analisar criteriosamente o que fazer com cada peça sem uso.

Faça a si mesmo perguntas do tipo:

. Esta roupa fica bem em mim?
. Há quanto tempo eu não uso esta roupa?
. Haverá alguma ocasião para usar esta peça?
. Por que devo manter esta roupa?
. Com quais outras peças do meu guarda-roupa este acessório combina?

Providencie 3 caixas grandes e identifique-as: Doação – Conserto – Lixo

DOAÇÃO

Você pode doar para uma instituição de caridade, um parente ou amigo, ou até mesmo vender para brechós, as roupas e acessórios que ainda podem ser utilizados, mas que você por alguma razão não usa há mais de 12 meses.

CONSERTO

Coloque nesta caixa as roupas e acessórios que você gostaria de usar mas precisam de manutenção. Só não vale deixar a caixa escondida depois num canto do armário. Agenda uma data próxima para providenciar os reparos necessários.

LIXO

Aquilo que não vale a pena ser consertado nem serve para doação como meias e lingeries velhas e furadas, brincos sem par e roupas manchadas, devem ser descartadas sem pensar duas vezes.

A única exceção vale para peças de caráter emocional que sejam realmente especiais como uma roupa de batizado por exemplo. Mas cuidado! Seja bastante criteriosa em relação a estas peças senão você corre o risco de continuar sem espaço no seu closet!

OBSERVAÇÕES:

– Roupas, sapatos e acessórios ligados a modismos, cosméticos e sacolas vazias são os primeiros da lista de descarte.

– Preste atenção no que vai descartar. Modelos étnicos (são atemporais e permitem várias composições), clássicos (jeans e terninhos), e peças feitas com materiais de qualidade devem ser mantidos.

– Ao fazer compras, analise o que já possui e compre somente o que precisa. Melhor ainda se ao comprar uma peça, outra seja descartada.

Depois de esvaziar seu closet, é hora de limpar todo o espaço. Fique atento não só ao interior do armário ou closet, mas também ao piso, portas e paredes do ambiente onde costuma se vestir.

INTERIOR DO CLOSET – MANUTENÇÃO 

A melhor maneira de limpá-lo é com o aspirador em vez da vassoura. Levanta menos pó. Além disso, passe um pano úmido. Evite o excesso de lustra-móveis. Além de escurecer a madeira, o uso do produto pode ocasionar a perda da garantia em algumas marcas de móveis

Para deixar um cheirinho dentro do armário, é possível colocar bolinhas de cerâmica com gotas de essências (de preferência suaves como jasmim e alfazema)
Para retirar a umidade, coloque um saleiro de vidro com tampa de inox e cal virgem dentro. Aposte também em bolinhas de cedro, que absorvem a água e funcionam como repelente natural. Elas não devem ser coloridas nem perfumadas

Proibido: Abrasivos.

PISOS

Tábua corrida e tacos:
Vassoura de pêlo, pano umedecido. Quem quiser pode passar álcool ou desinfetante (uma tampa por litro de água). A cada um ou dois meses, use cera líquida e água (prefira a proporção mais diluída, indicada na embalagem).

Proibido: Solventes (tipo aguarrás e tíner).

– Laminado:

Pano e detergente (tipo Veja ou Lysol) diluído em água (uma tampa por litro) ou Poliflor, da Reckitt Benckiser, dão conta do recado no dia-a-dia. Detergente e álcool tiram manchas de cola, graxa de sapato, suco de uva, vinho, café, refrigerante e batom.

Proibido: Palha de aço, saponáceos, cera, outros materiais abrasivos e água em abundância.

– Carpete de madeira:

Use vassoura macia, pano com sabão neutro e termine com pano umedecido com álcool (quatro tampinhas para um litro de água). Uma vez por mês, passe querosene diluído em água na mesma proporção.

Proibido: Solventes (tipo aguarrás e tíner) e água em abundância.

PINTURA DE PAREDES E PORTAS

Tintas acrílicas, esmalte e à base de PVA devem ser limpas com esponja macia e detergente neutro. Para remover manchas, faça movimentos leves e circulares no local, deixe a espuma agir sobre a sujeira por cerca de cinco minutos e, em seguida, retire o excesso de detergente. Depois limpe toda a parede.

Atenção: a sujeira se adere com mais facilidade às tintas com acabamentos foscos. Não deixe a mancha impregnar, limpe o mais rápido possível.

Proibido: Álcool, cloro, desinfetantes e produtos químicos, pois removem os pigmentos da tinta.

CADA COISA EM SEU LUGAR

Atribua gavetas específicas para roupas miúdas, como peças íntimas, de praia e ginástica, lenços, meias, shorts, gravatas camisetas e até mesmo cintos.

ROUPAS ÍNTIMAS

As roupas íntimas podem ser separadas por tipo (dia-a-dia e ocasiões especiais)

Dobrar as calcinhas como envelope. Elas podem ser guardadas em filas separadas ou dentro do sutien que acompanha o conjunto.

Sutiens de bojo com armação que não permite a dobra no meio devem ser guardados abertos e em pé. Os demais devem ser dobrados de modo que um dos bojos seja encaixado dentro do outro.

As camisolas e similares de seda podem ser penduradas em cabides já que não sustentam a dobra se guardadas em gavetas.

Você pode utilizar colméias dentro das gavetas para organizar suas calcinhas e biquínis, por exemplo.

ROUPAS DE PRAIA

As roupas de praia podem ficar em outra gaveta, separada por tipo e cor. A forma de dobrar são como as calcinhas e os sutiãs.

ROUPAS DE GINÁSTICA

O ideal é deixar uma gaveta apenas para as roupas de ginástica. Separar por tipo (tops, shorts, bermudas, leggings, etc) e por cor.

CAMISETAS

As camisetas que ficarão nas gavetas, podem ser dobradas e separadas por cor, manga curta ou comprida; dobre-as com tamanho padrão. Se necessário use uma pasta ou revista como gabarito.

Arrumar em forma de rolo somente as de tecido que não amarrota, como malha fria, lycra e suplex.

OBSERVAÇÕES

– Deixe sempre a peça com algum detalhe para cima facilitando o acesso e a identificação.

– Utilize sempre uma mesma escala de cores para organizar a ordem das suas roupas na gaveta. Assim, você nunca terá dificuldade para encontrar o que precisa.

– Deixe as peças de uso mais freqüente nos espaços mais acessíveis.
– Você pode identificar as gavetas com etiquetas feitas no computador para facilitar a organização.

– Tire fotos da suas gavetas depois de organizá-las exatamente como gostaria. Elas serão úteis na hora de explicar a sua nova empregada como quer que ela faça o serviço.

As prateleiras são os espaços mais versáteis do seu closet. Nelas você pode guardar desde as malhas e moletons, até bolsas, acessórios, sapatos, e tudo mais que sua imaginação alcançar.

ROUPAS DE INVERNO

Dobre as malhas e casacos de lã ou linha de um mesmo tamanho e coloque-as nas prateleiras, ordenados por cor. Faça o mesmo com as peças de moletom.

Caso o seu closet seja muito pequeno, você tem a opção de armazenar toda sua roupa de inverno numa caixa ou mala e apenas retirá-las quando o frio chegar. Mas cuidado com o perigo de mofo e mal cheiro o caso de roupas guardas há muitos meses sem ventilação.

ROUPAS DE CAMA E BANHO

As roupas de cama e banho devem ter seu espaço próprio, algumas pessoas guardam no próprio banheiro, outras em roupeiro. Elas devem ser dobradas de acordo com o espaço ou em rolos, que também ficam bonitos e organizados.

Podem ser empilhadas por jogos e cores e separadas por banho e rosto, solteiro e casal. A roupa de cama deve ser guardada num volume só. Lençol de vira e fronhas vão dentro da dobra do lençol de fora.

BOLSAS

As prateleiras são o melhor lugar para organizar as bolsas. Elas podem simplesmente ordenadas por tipo de uso, tamanho e cor, ou ainda colocadas em caixas ventiladas e com visor para facilitar a identificação. Uma outra opção de proteção das bolsas são os saquinhos de tecido ou tnt, também com visor.

Também é aconselhável mantê-las cheias com papel de seda, a fim de conservar o couro sem dobras.

SAPATOS

Os calçados devem ser deixados na parte inferior dos armários e closets caso não seja possível guardá-los em uma divisão específica e distante das roupas. Se houver sapateira, guarde-os com o bico pra frente e organizados de acordo com a cor e o uso (festas, trabalho e esportes, entre outros).

Caso opte por guardá-los nas suas próprias caixas, facilite a visualização do conteúdo: cole em cada caixa uma fotografia ou um desenho do seu conteúdo ou crie um visor fazendo um buraco na parte da frente da caixa e forrando-a com papel vegetal ou acetato. Existem caixas apropriadas disponíveis no mercado, inclusive de material totalmente transparente.

– Kit de manutenção

Organize um estojo com os produtos essenciais de acordo com as necessidades da sua sapateira: graxa, produtos de limpeza para camurça e couro, uma escova, uma esponja de brilho, um pano (meias velhas servem lindamente) e um detergente para sapatos desportivos.

TIPOS DE CABIDE

. Cabides de madeira: são mais sofisticados, acomodam melhor a roupa, duram mais, porém, ocupam muito espaço, sendo recomendados quando o cliente tem um closet amplo.

. Cabides de acrílico ou plástico: são mais práticos e economizam o espaço, mas devem ser de boa qualidade. Não podem ser finos demais para evitar que quebrem com facilidade.

. Cabides de aço inox: são resistentes e podem ser usados sem perigo de ferrugem. Os autênticos não apresentam manchas pretas quando riscados ou lixados.

GANCHOS

Os ganchos dos cabides devem estar sempre virados para o fundo armário para facilitar sua retirada. Mantenha os cabides vazios em um dos cantos do guarda roupa: quando precisar, não será necessário procurar entre as roupas.

PADRONIZAÇÃO

Utilize sempre cabides do mesmo modelo, tamanho, cor e altura para organizar suas roupas. Caso isso não seja possível, utilize essa regra pelo menos nas mesmas seções ou grupos de peças como saias, ternos, vestidos etc.

ORDEM

Existem várias maneiras de organizar suas roupas em cabides. As mais comuns costumam considerar: Cor – Tipo de uso – Tipo de peça – Textura – Tamanho

Inicie pela seguinte ordem:

. Das cores claras para as cores escuras
. Das peças com tecido fino para as peças com tecido encorpado . Das peças sociais para as esportivas
. Das peças curtas, médias e longas

OBSERVAÇÕES

– Camisas, calças, saias, casacos, ternos e blazer devem ser pendurados em cabides específicos, os quais deverão ser todos iguais, tanto em tamanho como em cor, para que tenha um visual agradável.

– Procure pendurar apenas 1 peça em cada cabide. No caso disso não ser possível, agrupe no máximo 3 peças de tecidos finos por vez como blusas de alça ou vestidos leves. Dê preferência a peças de tamanho e modelo semelhantes para evitar a impressão de desarmonia visual.

– Evite capas plásticas para proteger as peças. Utilize capas de TNT com frente de plástico para visualização da roupa.

– Antes de guardar uma roupa usada, acostume-se a colocá-la para tomar ar. Isto evita futuras manchas amareladas ou mofo. A mesma coisa com os sapatos. 

Algumas dicas que vão ajudar você a conservar as suas roupas e acessórios:

01 – Guardar roupas no armário, sem lavá-las antes, pode ocasionar a fixação permanente das manchas. Quanto maior for o tempo de permanência da sujeira na roupa, maior será o ataque às fibras e maior será o esforço para removê-la, desgastando a peça rapidamente.

02 – Não passe a ferro roupas que não estejam devidamente lavadas, pois as manchas podem se fixar para sempre.

03 – Evite que desodorantes ou perfumes entrem em contato direto com a roupa, pois as substâncias que o compõem podem manchar e prejudicar as fibras.

04 – Antes de guardar suas roupas, retire ou abra a embalagem plástica para evitar que a umidade natural do ambiente favoreça o desenvolvimento de fungos, que prejudicam as cores e as fibras.

05 – Antes de comprar uma roupa, verifique se ela contém etiquetas indicando a composição do tecido (obrigatório por lei) e o modo como dever ser lavada e passada.

06 – Guarde a maquiagem numa nécessaire e deixe no guarda roupas. No banheiro não é indicado por haver alteração de temperatura e umidade constante, o que provavelmente vai fazer com que sua maquiagem dure menos.

07 – Nunca deixe nenhuma peça envolvida em sacos plásticos (a não ser que sejam de TNT). Existem no mercado produtos para serem colocados no armário para combater o mofo, algo muito conhecido e usado é o giz de lousa.

08 – Não pendure nada pelo avesso, afinal é essa parte que fica em contato com a pele depois.

09 – Como a calça jeans ocupa muito volume, o melhor é dobrá-la em três e guardá-la nas prateleiras.

10 – Suportes para cinto podem ser usados para colares longos. O ideal é guardá-los na parte interna do armário, e não na porta, o que evita que puxem fio de blusas delicadas.

E finalmente:

A cada mudança de estação, ou seja, de três em três meses, dê uma geral no seu armário. Tire todas as roupas de dentro do móvel e analise uma por uma: veja se precisam ir para a lavanderia ou para a costureira para pequenos retoques. Aproveite este momento e verifique se não existem peças que possam ser doadas. É hora de lavar as roupas, caso estejam com cheiro de guardado, ou, ao menos, colocá-las para tomar ar.

Fonte: OZ! Organize

1 comentário

Organização e LimpezaEspaços em OrdemDicas e IdéiasVida a dois

1 comentário

  1. mariliacurvellodeoliveira 01/12/2014

    Adorei todas as dicas.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *