Bom dia, Hoje vou falar de um dos lugares mais importantes no Brasil para quem se gosta do mundo das Artes e design, o Instituto Inhotim, que tem uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre. Inhotim está localizado em Brumadinho, Minas Gerais, e começou a ser idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte... Leia mais
Bom dia,
Hoje vou falar de um dos lugares mais importantes no Brasil para quem se gosta do mundo das Artes e design, o Instituto Inhotim, que tem uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre.
Inhotim está localizado em Brumadinho, Minas Gerais, e começou a ser idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas, e também com o intuito de dar acesso ao público arte e cultura, de artistas de todo o mundo, sempre refletindo sobre questões da arte contemporânea.
A experiência de quem visita Inhotim, está associada ao desenvolvimento de uma relação espacial entre arte e natureza, que possibilita aos artistas criarem e exibirem suas obras em condições únicas. O espectador percorre jardins, paisagens de florestas, ambientes rurais, lagos, trilhas, montanhas e vales, estabelecendo uma vivência ativa do espaço.
Novos projetos são inaugurados periodicamente, incluindo obras criadas especialmente para o local, recortes monográficos e temáticos do acervo, fazendo do Inhotim um lugar em contínua transformação.
Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar Inhotim, está acontecendo uma exposição chamada Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim, no Centro Cultural Itaú.
A exposição reúne obras de 29 artistas de diversas gerações e partes do mundo, vale a pena visitar.