É meninas! Com a correria do dia a dia de hoje precisamos cad vez mais aprender a fazer as coisas sem precisar dos maridos… Eu aprendi a fazer varias coisas (já até ensinei vocês a furar parede)… algumas sozinha outras olhei na internet… e claro que tem aquelas que eu poderia fazer mas não faço porque vamos combinar, eu tenho marido e ele que faça!! kkkkk… Hoje vou ensinar vocês a fazer ligação direta, a famosa “chupeta” para quando o carro ficar sem bateria. Acontece mais do que deveria,... Leia mais
É meninas! Com a correria do dia a dia de hoje precisamos cad vez mais aprender a fazer as coisas sem precisar dos maridos…
Eu aprendi a fazer varias coisas (já até ensinei vocês a furar parede)… algumas sozinha outras olhei na internet… e claro que tem aquelas que eu poderia fazer mas não faço porque vamos combinar, eu tenho marido e ele que faça!! kkkkk…
Hoje vou ensinar vocês a fazer ligação direta, a famosa “chupeta” para quando o carro ficar sem bateria.
Acontece mais do que deveria, principalmente quando o carro ta mais velhinho ou ficamos muito tempo sem ligar o carro.
É um procedimento bem rápido e a única coisa que precisa é um cabo especifico e outro carro!! Super fácil, olha só:
1. Conexão
Antes de conectar as baterias pelos cabos, desligue tudo que consumir energia nos dois carros. Conecte primeiro o polo positivo com positivo (que são os vermelhos) e depois negativo com negativo (os pretos). Dê a partida no carro auxiliar e em seguida no “arriado” que ele voltará a funcionar normalmente. Na retirada faça o inverso: primeiro o negativo, depois o positivo.
2. Recarga
Retire os cabos, aguarde alguns minutos e então saia com o carro. Lembre-se que a bateria só recupera carga depois de rodar alguns quilômetros.
DICAS IMPORTANTES:
– Não insista na partida
Se a conexão dos cabos na bateria do outro automóvel não foi suficiente para virar o motor de arranque, não insista: o problema pode ser outro.
– Pegar no tranco? Jamais!
Em carros com câmbio manual, você corre grandes riscos de danificar a correia dentada ou o catalisador. Em carros com transmissão automática não é possível pegar no tranco.
– Previna-se
O descarregamento da bateria ocorre com relativa frequência (quem não esquece os faróis ligados enquanto vai ao cinema?). Por isso, tenha cabos auxiliares adequados no porta-malas.
– Cuidado com os polos
Fique precavido com os polos positivo e negativo do cabo de carregamento. Se no processo de retirá-los da bateria do carro, eles se encostarem, vai ocorrer um curto-circuito e prejudicar a bateria do carro “doador”. Nunca deixe o cabo positivo encostar na lataria do carro, pois pode provocar curto-circuito.
Imagem: Correio Brasiliense
1 comentário
Eu tava procurando exatamente isso, obrigada