Olá queridos leitores, em clima de comemoração do dia das crianças e com os novos brinquedos chegarem, darei algumas dicas para organizar a brinquedoteca. Brinquedo é uma das queixas que mais recebo, pois ficam espalhados pela casa, as crianças não querem guardar após a brincadeira, são peças que se perdem, e cada comemoração a quantidade aumenta. Antes de iniciar a organização dos brinquedos é muito importante fazer uma triagem, para descartar o que não estão completos e doar aqueles que as crianças já não brincam mais. Depois desta fase de... Leia mais
Olá queridos leitores, em clima de comemoração do dia das crianças e com os novos brinquedos chegarem, darei algumas dicas para organizar a brinquedoteca.
Brinquedo é uma das queixas que mais recebo, pois ficam espalhados pela casa, as crianças não querem guardar após a brincadeira, são peças que se perdem, e cada comemoração a quantidade aumenta.
Antes de iniciar a organização dos brinquedos é muito importante fazer uma triagem, para descartar o que não estão completos e doar aqueles que as crianças já não brincam mais.
Depois desta fase de descarte, vamos para fase de categorização. Separamos por jogos, bolas, quebra cabeças, bonecas pequenas, bonecas grandes, bonecas tipo Barbie, pelúcias, instrumentos, carrinhos pequenos, carros grandes, super heróis e por ai vai uma infinidade de categorias baseados no que seus filhos tem. Quanto mais categorizado, mais fácil fica a organização mais prática para as crianças pegarem para brincar e depois para devolver.
Uma grande parte da bagunça dos brinquedos é o fato de não estarem categorizados. As crianças, ou quem quer que vá guardar, não sabe o local certo e joga com todos os outros ou pior larga com roupas, material escolar, sala e por ai vai…
Após essa categorização acomode em caixas e cestos, tomando o cuidado para deixar os brinquedos pequenos e caixas menores, brinquedos médios em cestos médios, e use os grandes e altos para bolas, pelúcias, espadas e qualquer outra categoria grande. Os jogos que estiverem completos em caixas podem ser acomodados direto nas prateleiras, gavetas ou nichos e como as caixas vão se desgastando com o uso, costumo colocar as pecinhas de dentro em um saquinho zip e guarda-las dentro da caixa evitando que escapem e se percam.
Outra questão importante é a identificação tanto escrita, como por desenho caso as crianças sejam pequenas.
Espero que tenham gostado semana que vem estarei de volta com novidades!
Qualquer dúvida, mande um e-mail para Carol@carolrosa.com.br, ou no Instagram @carolinacordeiro.