Quem me inspirou para o post de hoje foi nossa amiga Cuca, do Blog Projeto Mestre Cuca. Na semana passada ela fez um post com dicas para harmonizar queijo e vinho (que é um programa super gostoso no inverno) e eu adorei tanto que resolvi postar aqui pra vocês! Olha só: Se tivesse que resumir bem resumido, seria essa a melhor definição que encontrei: queijos de casca dura combinam com vinhos tintos, queijos frescos com os brancos e quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve ter. Mas o universo... Leia mais
Quem me inspirou para o post de hoje foi nossa amiga Cuca, do Blog Projeto Mestre Cuca.
Na semana passada ela fez um post com dicas para harmonizar queijo e vinho (que é um programa super gostoso no inverno) e eu adorei tanto que resolvi postar aqui pra vocês!
Olha só:
Se tivesse que resumir bem resumido, seria essa a melhor definição que encontrei: queijos de casca dura combinam com vinhos tintos, queijos frescos com os brancos e quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve ter.
Mas o universo de queijos e vinhos é enorme, por isso podemos e devemos ir um pouco além. Por que não? Os sabores dos queijos e vinhos, podem ser intensificados e melhor apreciados com a harmonização correta.
Esse gráfico e as explicações, tirei de um site americano especializado em vinhos chamado Match my Wine.
– Queijos jovens, suaves e leitosos (por exemplo o queijo de cabra fresco), combinam mais com vinhos leves, frutados e delicados (tipo o Sauvignon Blanc)
– Normalmente queijos mais durinhos combinam com vinho tinto e queijos mais molinhos com vinho branco.
– Quanto mais “forte o cheiro” do queijo, mais doce deve ser o vinho. Um exemplo: brie assado combina muito com champagne.
– Queijos firmes e com sabores fortes combinam melhor com vinhos tintos jovens e encorpados, como o
Cabernet ou Bordeaux.
-Blue cheeses como o Roquefort ou Stilton (um queijo inglês) funcionam melhor com vinhos do Porto. O sabor salgado do queijo, harmoniza bem com a doçura do vinho do Porto.
– Uma boa dica é escolher vinhos e queijos produzidos na mesma região. Um vinho francês e um queijo de mesma origem ou região, por exemplo.
-A mozzarella (que pra gente é muçarela de búfala) e o Zinfandel (vinho californiano) são uma ótima combinação. Esse tipo de vinho faz a muçarela ter um gostinho ainda melhor.
– Queijos mais “ácidos” combinam com Sauvignon Blanc. A acidez do queijo de cabra casa perfeitamente a acidez da maioria dos Sauvignon Blancs.
– Vai servir uma variedade grande de queijos? Escolha vinhos brancos mais doces e frutados. Eles funcionam melhor com a maior parte dos queijos.
– Queijos mais duros e geralmente usados como complementos em refeições, podem ser consumidos com vinhos do tipo Pinot gris ou Pinot grigio. Bons exemplos são o parmesão e o Grana padano.
– Os queijos que mais costumam agradar são os suíços: emmental, gruyère, maasdame, fol epi e gouda. Os vinhos mais indicados são os brancos doces, como os chardonnays. Mas é possível servir também com pinot noir ou vinhos da região da Borgonha, sejam tintos ou brancos.
– Para harmonizar com o fondue, diferente do que muitos pensam, os mais indicados são os vinhos brancos ácidos. Os suíços, gregos, austríacos ou os feitos com a uva sauvignon blanc da Nova Zelândia são as melhores opções.
– Se você for servir um único vinho, o melhor é escolher um que não seja muito maduro nem muito suave. Dessa forma, fica mais fácil casar o sabor com a variedade de vinhos.
Para acompanhar:
Uma boa dica é servir maça, uvas ou damasco. Além de combinarem super bem, ajudam a limpar o paladar para novos sabores!
Eu ainda coloco cereja (quando é época) e nuts na mesa.
O pãozinho ou torradinha, é o acompanhamento mais comum. No meu caso, ambos sem glúten.
Achei tão bacaninha esse gráfico que a Cuca postou que fiz uma pesquisa de outros e encontrei vários super divertidos!!!
Via missouriwine.org
Via eckraus.com
Via finedininglovers.com
Via hisandherwine.com
Tem até um APP que te ajuda a achar a harmonização perfeita!!
Agora já sabem, hein?! Próximo Queijo e Vinho em casa não pode errar!!!!