Casa com Bossa Menu

Vitrine | A Casa Folha

Estou encantada com esse projeto do escritório Mareines + Patalano, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Inspirado na arquiteturas brasileiras indígenas, a Casa Folha não só tem seu projeto baseado na natureza como usa materiais naturais em sua construção. Com exceção do vidro e do cobre patinado, todos os outros acabamentos são naturais: Ardósia ferrugem em tiras, madeira natural, madeira de cruzeta de poste no piso do térreo, e tramas de bambu. A cobertura tem formato de uma enorme folha de palmeira é feita em madeira laminada de eucalipto. O telhado, é feito em... Leia mais

Estou encantada com esse projeto do escritório Mareines + Patalano, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Inspirado na arquiteturas brasileiras indígenas, a Casa Folha não só tem seu projeto baseado na natureza como usa materiais naturais em sua construção. Com exceção do vidro e do cobre patinado, todos os outros acabamentos são naturais: Ardósia ferrugem em tiras, madeira natural, madeira de cruzeta de poste no piso do térreo, e tramas de bambu.

Casa Folha 1

A cobertura tem formato de uma enorme folha de palmeira é feita em madeira laminada de eucalipto. O telhado, é feito em pequenas peças de madeira Pinús (o eucalipto, assim como o pinus são espécies plantadas para reflorestamento e usadas como matéria-prima consideradas renováveis, pela velocidade que atingem o momento ideal de serem colhidas).

O pé direito alto e permite que a brisa do mar ventile pela casa toda, refrigerando naturalmente todos os ambientes dispensando o uso de ar-condicionado.

Casa Folha 2 Casa Folha 6 Casa Folha 4Casa Folha 5 Casa Folha 3

“Nós entendemos a casa de praia como um meio de melhorar e tornar mais agradável a interação do homem com a natureza. Nunca separá-los totalmente. Não há corredores. Há muita transparência e integração entre dentro e fora, quase uma fusão entre eles. Neste aspecto é interessante realçar a passagem do paisagismo pelo térreo da casa, tanto pelo uso de vegetação quanto pela piscina que ao atravessar a casa se transforma em espelho d’água na varanda posterior . Esta varanda é chama pelo pessoal do escritório como “lounge brasileiro” pela adoção de redes para a área de descanso da sauna, enterrada no terreno que começa a subir a partir desta varanda.”

Casa Folha 7

1 comentário

DecoraçãoVaranda e JardimVitrineArquitetos e designers

1 comentário

  1. Ana Iglesias 19/10/2014

    Que casa deslumbrante !!!
    O blog está cada dia mais imperdível.
    Parabéns !!!!!!!!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *