Casa com Bossa Menu

A arte do macrame no decor!

Hoje vou falar de uma técnica de tecer fios que se chama Macramê, e que serve de inspiração para muito trabalho de design. O que é o Macramê? Uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. O macramê tem duas formas mais conhecidas de trançado: o ponto “festonê” e o ponto “nó duplo”, no... Leia mais

Hoje vou falar de uma técnica de tecer fios que se chama Macramê, e que serve de inspiração para muito trabalho de design.

casa_com_bossa_macrame2

O que é o Macramê?

Uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. O macramê tem duas formas mais conhecidas de trançado: o ponto “festonê” e o ponto “nó duplo”, no primeiro dois fios são usados um esticado e o outro enlaça formando nós, no segundo três fios são usados um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.

casa_com_bossa_macrame1

A palavra macramê significa “nó”. Há versões que dizem que a palavra vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Mais provavel é a origem do árabe migramah, que significa franja ornamental. Com a conquista da Península Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois por toda a Europa.

É uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objectos. Foi difundida no mundo por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.

casa_com_bossa_macrame22

Até hoje a arte de dar nós é muito apreciada pela habilidade do artesão e delicadeza do trabalho.

Foi em uma pesquisa sobre esse trabalho que me inspirei para desenvolver minha coleção de estampas Macramê.

casa_com_bossa_macrame23

Macramê que foi usado de inspiração

casa_com_bossa_macrame29

Macramê – Estampa Marina Conde

casa_com_bossa_macrame28

Estampa exclusiva aplicada no projeto de interiores – Casa de praia

casa_com_bossa_macrame25

Macramê com floral

casa_com_bossa_macrame24

O macramê também inspira muitos designes em todo o mundo, selecionei algumas imagens para vocês conhecerem como uma técnica antiga pode ser usada de forma moderna sem perder a aparência de handmade.

casa_com_bossa_macrame9

casa_com_bossa_macrame8

casa_com_bossa_macrame7

casa_com_bossa_macrame5

casa_com_bossa_macrame4

casa_com_bossa_macrame11

casa_com_bossa_macrame15

casa_com_bossa_macrame12

casa_com_bossa_macrame14

casa_com_bossa_macrame16

casa_com_bossa_macrame19

Espero que tenham gostado!

envie seu comentário

DecoraçãoDicas e IdéiasSem categoriaTextilVitrine

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *