Casa com Bossa Menu

Rio de Janeiro|Arte, história e arquitetura

Bom dia! Estou retornando com posts cheios de novidades em arte, decoração e design. E como estamos seguindo o grande evento que está acontecendo no nosso país, as Olimpíadas, eu não poderia deixar de falar sobre o que o Rio de Janeiro, cede deste evento, que tem lugares históricos e projetos incríveis além da sua beleza natural! O Rio ja foi a capital do Brasil, e de lá pra ca acumulou muita história. Selecionei alguns museus e lugares incríveis para visitar. MAM – Museu de arte Moderna do Rio... Leia mais

Bom dia!

Estou retornando com posts cheios de novidades em arte, decoração e design.

E como estamos seguindo o grande evento que está acontecendo no nosso país, as Olimpíadas, eu não poderia deixar de falar sobre o que o Rio de Janeiro, cede deste evento, que tem lugares históricos e projetos incríveis além da sua beleza natural!

O Rio ja foi a capital do Brasil, e de lá pra ca acumulou muita história.

Selecionei alguns museus e lugares incríveis para visitar.

MAM – Museu de arte Moderna do Rio

Em 1948 O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro nasce oficialmente como entidade civil. Instalado provisoriamente em uma das salas do Banco Boavista.

Assinam a ata inaugural do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, tendo como Presidente Raymundo de Castro Maya e Presidente de Honra Gustavo Capanema. O pós-guerra favorece a aquisição de obras de artistas europeus para o Museu, tais como Pablo Picasso, Wassily Kandinsky e Paul Klee.

Em 1953 O projeto da sede do MAM RJ é elaborado por Reidy e o paisagismo por Roberto Burle Marx, e desde então todas as exposições são feitas no prédio novo. Nos próximos anos foi construído o bloco escola, que passa a ser a sede. Em 1967 fica pronto o bloco de exposições, inaugurado com uma retrospectiva de Lasar Segall.

Em meados de 70 o bloco exposições passa por um incêndio, e várias obras são perdidas. O bloco é restaurado e recebe várias exposições de artistas importantes.

Em 1993, Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores de arte moderna e contemporânea do País, deposita em regime de comodato sua coleção de cerca de 4000 obras no Museu de Arte Moderna.

A partir desse ano o museu faz muitas exposições, recebe obras super importantes, e até hoje tem como missão difundir a produção moderna e contemporânea, nacional e internacional, não só no Rio de Janeiro como em todo o Brasil e no exterior, através de exposições de sua coleção, publicações e empréstimos de obras, além de formar, manter e preservar a coleção de obras de arte moderna e contemporânea.

 

casa_com_bossa_rio6

casa_com_bossa_rio1

casa_com_bossa_rio4

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, e inaugurado no dia 2 de setembro de 1996.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.  A maioria das obras pertencem à arte contemporânea, todas a época do século XX. Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

casa_com_bossa_rio10

casa_com_bossa_rio23

casa_com_bossa_rio21

Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390

Museu do Amanhã

Inauguração, 17 de dezembro de 2015

O projeto arquitetônico é assinado pelo catalão Santiago Calatrava, que elaborou um edifício futurístico, inspirado na imagem das bromélias que viu quando fazia sua pesquisa de campo no Rio.

A obra capta água do fundo da baía de Guanabara para fazer toda a refrigeração, circulando pelo edifício e devolvida filtrada ao meio ambiente; e tem abas laterais móveis para que os painéis de energia solar captem a maior quantidade possível ao longo do dia.

O museu é uma das principais âncoras do Porto Maravilha, o projeto de revitalização da região portuária do Rio, e é uma parceria da prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, também responsável pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu da Imagem e do Som (MIS).

casa_com_bossa_rio9

casa_com_bossa_rio7

Museu do amanhã Nome da imagem – Ano/mês/dia + arquivo + .NEF (vide nome da foto - EX: 20120405-DSC_0001.NEF) - Brasil – RJ - Rio de Janeiro - LOCAL - Museu do amanhã – Pier da Praça Mauá – Obras do Consórcio Porto Rio – Material produzido por câmera time-lapse Huoliver Fotografia - Câmera instalada no prédio do Colégio São Bento - Créditos – Sérgio Huoliver/Porto Rio

Museu do amanhã

 Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-262

MAR – Museu de Arte do Rio

Inaugurado 1 de março de 2013.

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o museu ocupa dois edifícios na praça Mauá, entre o Centro e a Zona Portuária. Um dos prédios é o Palacete Dom João VI, construído em estilo eclético. Foi dedicado às salas de exposição, o “Pavilhão de Exposições”, aproveitando-se o pé-direito alto e a estrutura livre de seus salões. O outro, adjacente ao palácio, era utilizado pelo terminal rodoviário Mariano Procópio antes de ser integrado ao museu, a “Escola do Olhar”, além de abrigar a administração e outros departamentos.

Os dois prédios somados, ligados por uma passarela suspensa, a “cobertura fluída”, ocupam uma área total de 2.300m2 e uma área construída de 11.240 m².

O museu foi premiado com o título de melhor construção de 2013, na categoria museu, pelo voto popular do maior prêmio internacional de arquitetura do mundo, o Architizer A+ Awards. O MAR concorreu com os museus Heydar Aliyev Center (Azerbaijão), New Rijksmuseum (Holanda), Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China) e com o Danish Maritime Museum (Dinamarca).

casa_com_bossa_rio8

casa_com_bossa_rio3

casa_com_bossa_rio

Praça Mauá, 5, Centro. CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ.

(21) 3031 2741

Jardim Botânico

13 de junho de 1808 (208)

É um instituto de pesquisa e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico.

Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.

É responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.

Um lugar maravilhoso!

casa_com_bossa_rio18

casa_com_bossa_rio11

casa_com_bossa_rio17

casa_com_bossa_rio22

casa_com_bossa_rio20

envie seu comentário

artePelo mundoViagensSem categoria

Decor dos sonhos no paraíso

Bom dia! Quem não gosta de viajar e sentir que está no paraíso! O hotel Cheval Blanc de Saint Barth uni decoração e serviço impecável, e cria uma atmosfera que combina elegância e simplicidade que faz você se sentir no paraíso! O grupo de luxo Louis Vuitton Moet Hennessy (LVMH), que detém a marca Cheval Blanc tem uma atenção especial nos projetos e decorações de seus hotéis, o que faz desse grupo ser tão diferenciado. A decoração é incrível, começando com a recepção que te dá a impressão de estar... Leia mais

Bom dia!

Quem não gosta de viajar e sentir que está no paraíso!

O hotel Cheval Blanc de Saint Barth uni decoração e serviço impecável, e cria uma atmosfera que combina elegância e simplicidade que faz você se sentir no paraíso!

O grupo de luxo Louis Vuitton Moet Hennessy (LVMH), que detém a marca Cheval Blanc tem uma atenção especial nos projetos e decorações de seus hotéis, o que faz desse grupo ser tão diferenciado.

A decoração é incrível, começando com a recepção que te dá a impressão de estar na varanda de uma casa de fazenda, e depois passando pelo corredor todo branco você encontra no final uma vista maravilhosa do mar!

Todos os ambientes são cuidadosamente planejados, separei algumas imagens incríveis para vocês curtirem e se inspirarem!!!

Fachada – entrada do hotel

casa_com_bossa_chevalblanc17

Recepção

casa_com_bossa_chevalblanc16

O corredor que chega até a piscina e os restaurante tem piso claro e paredes com forro brancos que destacam ainda mais a paisagem.

casa_com_bossa_chevalblanc7

O deque é de madeira, e a piscina tem o tom azul esverdeado do mar. Os mobiliários da piscina são todos de madeira, e os acentos tem o tecido na cor cinza e branco.

casa_com_bossa_chevalblanc12

Ambientes integrados

casa_com_bossa_chevalblanc9

O restaurante tem uma área interna e uma externa que ficam integradas por um pergolado. Os pilares e as vigas são de madeira e o teto coberto por uma tela solar branca. Os estofados seguem os tons de cinza e branco.

casa_com_bossa_chevalblanc13

O restaurante da praia é pé na areia, e segue com a mesma arquitetura e decoração, mantendo uma harmonia.

casa_com_bossa_chevalblanc4

Os quartos e banheiros também tem o mesmo estilo sofisticado e ao mesmo tempo simples.

Piso com placas de cimento queimado, paredes e forro tudo branco, as cores são apenas nos detalhes.

A mistura de peças clássicas em um ambiente que se utilizou de materiais atuais faz com que tenha uma sensação de aconchego.

casa_com_bossa_chevalblanc18

casa_com_bossa_chevalblanc21

casa_com_bossa_chevalblanc20

casa_com_bossa_chevalblanc11

casa_com_bossa_chevalblanc10

Espero que tenham gostado de conhecer esse pedacinho de paraíso!!!

envie seu comentário

DecoraçãoDicas e IdéiasVitrinePelo mundo

Arte e arquitetura - Mondrian Inspira

Bom dia! A arte e arquitetura sempre estiveram muito ligadas, uma influência a outra, e pensando nisso, um dos artistas holandeses mais importantes estará com sua exposição aqui No Brasil em São Paulo, e achei que seria muito interessante mostrar sua influência na decoração! Pieter Cornelis Mondrian – pintor modernistas holandeses que nasceu em Amesrfoort, Holanda, em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944 e fundou a corrente artística conhecida como “Neoplasticismo”. Esse  movimento se organiza em torno da necessidade... Leia mais

Bom dia!

A arte e arquitetura sempre estiveram muito ligadas, uma influência a outra, e pensando nisso, um dos artistas holandeses mais importantes estará com sua exposição aqui No Brasil em São Paulo, e achei que seria muito interessante mostrar sua influência na decoração!

Pieter Cornelis Mondrian – pintor modernistas holandeses que nasceu em Amesrfoort, Holanda, em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944 e fundou a corrente artística conhecida como “Neoplasticismo”.

casa-com-bossa_mondrian-Inspira-design_imagem-19

Esse  movimento se organiza em torno da necessidade de “clareza, certeza e ordem” e tem como principal propósito encontrar uma nova forma de expressão composta a partir de elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias – azul, vermelho e amarelo -, além do preto, branco e cinza.

casa_com_bossa_mondrian1

 

Os elementos usados por Mondrian são vistos com bastante recorrência nas decorações mais modernas, são elementos tendências para compor um ambiente cheio de estilo com ares renovados.

Quero dividir com vocês algumas coisas legais que achei e que espero que inspirem quem gosta de arte ou gosta das obras desse pintor que com um estilo bem simples e cru conseguiu encantar o mundo.

Decoração de interiores

casa-com-bossa_mondrian-Inspira-design_imagem-15

casa_com_bossa_mondrian12

casa_com_bossa_mondrian10

casa-com-bossa_mondrian-Inspira-design_imagem-7

casa-com-bossa_mondrian-Inspira-design_imagem-18

Mobiliário

casa_com_bossa_mondrian11

casa-com-bossa_mondrian-Inspira-design_imagem-3

casa_com_bossa_mondrian7

casa_com_bossa_mondrian14

casa_com_bossa_mondrian2

Objetos de decoração

casa_com_bossa_mondrian casa-com-bossa_mondrian-Inspira-design_imagem-16

A exposição sobre Mondrian abre nesta segunda-feira (25), no CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil). “Mondrian e o Movimento de Stijl” conta com 70 obras do movimento holandês De Stijl, sendo 30 delas de Mondrian. Em cartaz até abril, a mostra terá pinturas, móveis, maquetes, desenhos e, é claro, áreas interativas.

2 comentários

Arquitetos e designersPelo mundoSem categoria