Casa com Bossa Menu

Decorando com flores | Vitória Coutinho

Bom dia! Como amo flores, e admiro muito o trabalho de uma amiga, quero apresentar para vocês a florista Vitória Coutinho. Vitória é formada em direito na FAAP, casou teve suas duas primeiras filhas e mudou-se para o interior, nesse tempo parou de trabalhar; teve seu terceiro filho já no interior, e após algum tempo sentiu que poderia voltar a fazer alguma coisa, mas não sabia o que seria… Conversei com ela para saber mais sobre seu incrível trabalho, e também suas dicas para deixar nossas casas mais alegres... Leia mais

Bom dia!

Como amo flores, e admiro muito o trabalho de uma amiga, quero apresentar para vocês a florista Vitória Coutinho.

IMG_6133

Vitória é formada em direito na FAAP, casou teve suas duas primeiras filhas e mudou-se para o interior, nesse tempo parou de trabalhar; teve seu terceiro filho já no interior, e após algum tempo sentiu que poderia voltar a fazer alguma coisa, mas não sabia o que seria…

IMG_6147

IMG_6145

Conversei com ela para saber mais sobre seu incrível trabalho, e também suas dicas para deixar nossas casas mais alegres e bonitas.

Como foi seu contato com as flores, como começou?

  • Eu tinha uma cozinheira que adorava fazer arranjos de flores para casa. Quando me mudei de casa, comecei a receber muitos amigos para jantar ou fazia aniversário dos meus filhos e etc. Eu dizia para minha cozinheira como queria os arranjos de flor e ela ia no Ceasa, comprava as flores e fazia arranjos lindos. Comecei a observar o que ela fazia e achei muito legal. Todo mundo que vinha na minha casa sempre elogiavam as flores. Um certo dia minha cozinheira foi embora e eu não tinha mais uma pessoa para deixar minha casa florida. Resolvi então fazer um curso de arte floral básico em SP. Depois desse fiz outro em Holambra e mais outro e assim foi. Minha cunhada tem uma loja e estava precisando de florista para fazer os arranjos. Ela me ligou e perguntou se eu ja estava fazendo arranjos profissionalmente. Fiz um teste e deu certo. Comecei a fazer os arranjos semanais da loja dela. Daí uma coisa foi puxando a outra e se tornou um negócio. Comecei a trabalhar mesmo com flores em outubro de 2014.

Qual é a parte mais legal de trabalhar com flores?

  • Trabalhar com flores é uma terapia. É muito gostoso a gente trabalhar com a natureza e com o que é visualmente bonito. Outra parte muito boa é que na maioria das vezes consigo fazer tudo na minha casa e isso me ajuda a ficar mais perto dos meus filhos. Várias vezes eles me veem fazendo arranjos e pedem para me ajudar. É uma delícia.

Seu trabalho envolve muita criatividade, onde você busca inspiração?

  • Costumo buscar referencias em livros de floristas renomados brasileiros e internacionais e em livros de festas. E hoje em dia, com a tecnologia, uso muito o Pinterest e o instagram também. Na maioria das vezes vejo coisas que eu gosto e guardo na minha cabeça. Quando vou fazer algum arranjo procuro primeiro as flores que eu acho que combinam e imagino mais ou menos como vou fazer. Na hora que eu estou fazendo o arranjo muito do que eu imaginei eu mudo. A inspiração vai surgindo na medida que eu vou mexendo com as flores.

Qual é a sua flor favorita?

  • Eu AMO hortencia. Qualquer hortênsia, de qualquer cor.

Que tipo de eventos você faz?

  • Como comecei a pouco tempo e não tenho uma estrutura grande. Costumo fazer jantares, festas de aniversário, batizados, primeira comunhão, festas infantis e manutenção residencial.

Você tem um estilo, qual é o seu favorito?

  • Meu estilo é mais clássico, romantico. Não gosto tanto de fazer arranjos modernos. Amo usar sementes e fazer arranjos que fogem um pouco do convencional. Misturar texturas e cores.

Jeff Leatham, um dos designers mais famosos do momento, em que ele te inspira?

  • Jeff Leatham é totalmente o nome do momento. Gosto muito das coisas que ele faz e acho que ele tem uma criatividade incrível. Ele é realmente um artista!!! Acho que ele é uma inspiração para a maioria das pessoas. Não tem como não ser… Amo a mistura de cores, de vasos, de texturas, de tudo que ele faz.

Qual seria sua dica para mulheres que querem deixar suas casas lindas com pequenos arranjos, e fáceis de fazer para o dia a dia?

  • Minha dica para quem quer deixar a casa linda e não ter muito trabalho com manutenção é fazer arranjos com suculentas (eu AMO suculentas) ou orquídeas. Acho lindo colocar bastante planta verde. Além de não dar quase nada de trabalho, plantas duram muito.

Você acha que a decoração da casa determina o estilo de flor que deve ser usado?

  • Não acho que a decoração da casa determina muito o tipo de flor. Acho que flores combinam com qualquer decoração. O que determina o tipo de flor é o gosto do cliente. Por exemplo, tem pessoas que detestam a cor vermelha, ou não gostam de lírios. Uma casa moderna pode ter o mesmo tipo de flor de uma casa clássica.

IMG_6125 IMG_6154 IMG_6155

IMG_6136IMG_6138 IMG_6135 IMG_6126 IMG_6127 IMG_6137 IMG_6134 IMG_6119 IMG_6118 IMG_6130 IMG_6131 IMG_6132 IMG_6146

IMG_6129

  IMG_6149 IMG_6151 IMG_6152 IMG_6153 IMG_6150 IMG_6142 IMG_6144

IMG_6143

IMG_6124

IMG_6123

IMG_6122

Contatos: instagram: vicoutinhoflores

facebook: vitoria coutinho

celular: 11 98116-1114

email: vitoriacoutinho@me.com

 

envie seu comentário

DecoraçãoEntrevistasSem categoria

Entrevista com Guilherme Artigas - Design de iluminação

Bom dia! Hoje convidei o Designer de iluminação Guilherme Artigas formado no curso de arquitetura, na Faculdade Armando Alvares Penteado, FAAP em São Paulo, e depois fez várias especializações no Brasil, e uma na Polônia. Mas a experiência no trabalho com grandes profissionais da área é que foram essenciais para a formação e aprendizado do designer. Guilherme nos conta na entrevista sobre seus projetos, suas inspirações, e como a iluminação influência nos ambientes. Quais são os desafios dessa área? Uma das grandes vantagens de trabalhar com projetos luminotécnicos e... Leia mais

Bom dia!

Hoje convidei o Designer de iluminação Guilherme Artigas formado no curso de arquitetura, na Faculdade Armando Alvares Penteado, FAAP em São Paulo, e depois fez várias especializações no Brasil, e uma na Polônia. Mas a experiência no trabalho com grandes profissionais da área é que foram essenciais para a formação e aprendizado do designer.

Guilherme nos conta na entrevista sobre seus projetos, suas inspirações, e como a iluminação influência nos ambientes.

even megastore

Quais são os desafios dessa área?

Uma das grandes vantagens de trabalhar com projetos luminotécnicos e desenvolvimento de luminárias especiais é a possibilidade de trabalhar com diversas linhas de arquitetura e decoração . Deste modo o grande desafio é saber entender o que o arquiteto está desejando para sua obra . Saber ler , entender e conseguir através do conhecimento técnico realizar o desejo do arquiteto é algo muito gratificante .

Saber explicar o seu projeto de iluminação é algo muito desafiador , pois cada pessoa possui um percepção diferente relacionada a iluminação através de experiências diversas.

Você se inspira em alguém?

Como venho de uma escola onde o desenvolvimento e o desenho da luminária tem uma importância tão grande quanto do projeto luminotécnico tenho orgulho de ter trabalhado durante 10 anos com o Arq. Carlos Bertolucci em diversas obras representativas da arquitetura Brasileira como Catedral da Sé , Daslu , Credicard Hall , Museu do Ipiranga .

 coral-cantando-na-catedral-da-se4

Catedral da Sé

daslu11

Daslu

Credicard-Hall

Credicard Hall

270855_Papel-de-Parede-Museu-do-Ipiranga_1280x1024

Museu do Ipiranga

Outro grande projetista de iluminação que tenho grande admiração é Peter Gasper , os projetos dele sempre foram pensados como um cenário de uma peça de teatro , ou uma opéra . Sempre me inspiro nas três bases deste tipo de iluminação , a Luz de destaque , a luz de compensação e quando possível a luz de ribalta ( muitas vezes utilizada através de luminárias Up-lights )

ilumina_o_itaipu_peter_gasper

Peter Gasper

arq_30007

Torre de TV – São Paulo

123

Ponte Benjamin Constant – Manaus

Carnaval

Sambódromo – Rio de Janeiro

Conte um pouco dos seus projetos, qual a sua especialidade?

Tenho privilégio de trabalhar com diversos arquitetos e suas obras que tenho muito admiração , cada um com seu estilo .

Cada projeto que começo é uma experiência única , a área corporativa e institucional me coloca em uma busca constante pelo o que é mais moderno e eficiente sempre dentro de normas bem rígidas de níveis de iluminação . Já os comercias como lojas e restaurantes são os projetos onde temos uma liberdade maior para criar e desenvolver luminárias e efeitos de iluminação

Os projetos residenciais são únicos e prazerosos pois me dão a oportunidade de participar diretamente dos sonhos de cada pessoa , desde o efeito da sala de estar até os detalhes do quarto dos filhos.

MARILIA-CAETANO

padaria mosteiro sao bento

Como a iluminação pode fazer diferença em um ambiente?

A iluminação pode valorizar um projeto , mas principalmente ela pode estragar por inteiro este mesmo ambiente . Você pode ter uma arquitetura ótima , mas se não tiver um bom projeto luminotécnico ela não vai funcionar .

Você tem alguma dica de como podemos valorizar os ambientes utilizando a iluminação?

Para mim a principal dica de como valorizar o ambiente é não querer transfomar a luz no protagonista de seu projeto de arquitetura . A boa iluminação transforma o ambiente em um lugar agradável sem que as pessoas percebam . Se você entrar em um lugar se sentir confortável e não se atentar para a iluminação pode ter certeza que o local tem um bom projeto luminotécnico .

O que você tem encontrado de diferente no setor de iluminação?

O que temos mais encontrado de novidade são os leds , a velocidade que esta tecnologia vem se desenvolvento é incrível , anos atrás esperávamos o lançamento de novas peças uma vez por ano , hoje isso acontece todo mês;

Qual foi o impacto que o LED trouxe para o setor. Você acha que o LED

irá encabeçar o mercado de iluminação, ou é apenas um modismo?

A minimalização das luminárias é para mim o impacto mais importante que o led trouxe , temos diversas tecnologias “ tradicionais” para criar todos os tipos de efeitos necessários , mas antes precisávamos de peças maiores com grande área de dissipação de calor. Fazendo uma analogia o led te da a mesma liberdade dos Smartphones em relação aos antigos Desktops.

Hoje conseguimos integrar o led em diversos materiais e acabamentos.

O LED realmente economiza energia?

Sim temos uma economia em relação as tecnologias tradicionais , um ponto que vale ressaltar é quando o cliente terá o retorno do investimento , pois sabemos que o custo de instalação desta tecnologia é mais alto.

Porque-comprar-lampâdas-LED

Como você vê os próximos anos?

Estamos em um caminho sem volta , o Led vai não vai ser o futuro ele já é o presente . Talvez ele seja o protagonista , mas sempre teremos a tecnologia das lâmpadas de descarga e halógenas para suprir necessidades e efeitos que ainda não são possíveis com os leds

Torço pela popularização das impressoras 3D , com o uso dos leds imagino que cada pessoa vai querer criar sua própria luminária .

Selecionei algumas fotos de projetos que fiz em parceria com o escritório LDarti.

IMG_7560

Apartamento Itaim – Arq. Marina Conde e Arq. Guilherme Artigas

IMG_7509

Apartamento Itaim – Arq. Marina Conde e Arq. Guilherme Artigas

IMG_7252

Loft Itaim – Arq. Marina Conde e Arq. Guilherme Artigas

IMG_4901

Casa Vila – Arq. Marina Conde e Arq. Guilherme Artigas

IMG_7208

Casa Vila – Arq. Marina Conde e Arq. Guilherme Artigas

IMG_4850

Banheiro casa vila – Arq. Marina Conde e Arq. Guilherme Artigas

IMG_5091

Loft Jardim Paulistano – Arq. Marina Conde e Arq. Guilherme Artigas

 Mais projetos do Arquiteto Guilherme Artigas em parceria com outros arquitetos

escritório de advocacia

loja carbono gabriel monteiro da silva

emporio sao paulo shopping cidade jardim

decorado max haus

hallentrada

entrada

1047

4ec6a0916b588-4c5_apartamento-pequeno-02

 

Roll de algumas obras realizadas pela LDArti

RESIDENCIAL

– Casa de vila – Arq. Marina Conde

– Loft Jardins – Arq. Marina Conde

– Cobertura berrini – Arq. Marina Conde

– Apartamento Itaim – Arq. Marina Conde

GERAL / INSTITUCIONAL

– Catedral Anglicana de São Paulo – Arq. Marcia Carmona
– IURD- Igreja Universal do Reino de Deus– Arq. Luis Cutait
– Parque Rio Verde – Arq.Luis Cutait
– Parque e Praça Central Guaira – Arq. Luis Cutait
– Academia da Policia Militar – JZ Engenharia
– Catedral da Sé (Parceria com Arq. Carlos Bertolucci) – Arq. Paulo Bastos
– ATL Hall Rio de Janeiro (Parceria com Arq. Carlos Bertolucci) – Arq. Carlos Bratke
– Templo Budista Zu lai  (Parceria com Arq. Carlos Bertolucci) – Arq. Jorge Suwazono
– Cepema Petrobras Cubatão  (Parceria com Arq. Carlos Bertolucci) – Arq. Carlos Bratke
– Colégio Municipal – CM Honduras – Arq. Carlos Ferro
– Teatro Folha Higienópolis – Arq. Regina Sasso
– Praça de Alimentaçao Shopping Marilia – Arq. Jayme Lago
– Salão Adolpho Block Clube A Hebraica
– Praça Carmel Clube A Hebraica
– Vestiario e Recepção Clube Sirio – Cemem Engenharia
– Cine Caixa Belas Artes – Arq. Roberto Loeb

CORPORATIVO

– EF Language Brigadeiro Luis Antonio – ST Arquitetura
– Predio Cargill Experience Campinas – ST Arquitetura
– Escritório Cargill São Paulo – ST Arquitetura
– Escritório AMD São Paulo – ST Arquitetura
– Retrofit Centro de inovação Bunge Gaspar – ST Arquitetura
– Escritório Bunge Centro Comercial São Paulo – ST Arquitetura

COMERCIAL / RESTAURANTES

– Espaço Santa Helena Shop. Bourbon – Arq. Jayme Lago
– Rede Jaques Janine – Arq. Guell Arquitetura
– Rotisseria Massimo Ferrari – Arq. Alexandre Zanine
– Restaurante Le Casserole – Arq. Super Limão
– L’entrecotte de Paris São Paulo / Brasilia – ST Arquitetura
– Santo Paulo Bar – Una Arquitetura
– A Chapa – Arq. Jayme Lago
– China in Box Ibirapuera – Arq. Jayme Lago
– Kosebasi São Paulo – Arq. Alexandre Zanine
– Emporio Central São Paulo / Recife – Arq. Jayme Lago
– Padaria Mosteiro São Bento – Arq. Claudia Maia
– ShowRoom Kalimo – Arq. Andrea Reis
– Restaurante Gigetto – Arq. Alexandre Zanine

Contato:

Guilherme Artigas
Rua Uapés 620
CEP:04067-031
Tel : 2495-4396
Cel: 98224-0329
www.ldarti.com.br

envie seu comentário

Arquitetos e designersEntrevistas