Casa com Bossa Menu

Diário de Mudança | Capítulo 2

Quando colocamos no Google Imagens “mudança de casa” parece tudo tão lindo e fácil, né?! Mas quem já mudou de casa sabe que a realidade é outra… É tanta caixa espalhada, que às vezes parece que elas estão se multiplicando… cada uma que você abre, aparecem outras 3 hahahahahaha Na reunião que fiz com o Alexandre, da Caixa de Papelão Deise, ele me passou os itens essenciais para uma mudança: Caixas de Papelão de vários medidas (indicamos de 2 a 4 modelos), plástico bolha, fitas adesivas, papelão ondulado, aplicador de fita adesiva (opcional,... Leia mais

Quando colocamos no Google Imagens “mudança de casa” parece tudo tão lindo e fácil, né?!

ec11

Mas quem já mudou de casa sabe que a realidade é outra… É tanta caixa espalhada, que às vezes parece que elas estão se multiplicando… cada uma que você abre, aparecem outras 3 hahahahahaha

Os-primeiros-dias-depois-da-mudanca

Na reunião que fiz com o Alexandre, da Caixa de Papelão Deise, ele me passou os itens essenciais para uma mudança:

Caixas de Papelão de vários medidas (indicamos de 2 a 4 modelos), plástico bolha, fitas adesivas, papelão ondulado, aplicador de fita adesiva (opcional, mas facilita muito a vida!) e ferramentas para desmontagem de móveis (caso necessário).

Screen Shot 2015-04-27 at 9.19.56 AM

É importante levar em conta o tamanho das portas por onde vão passar os moveis para sair ou entrar da casa.

Programe-se meses antes, compre material adequado, contrate equipe qualificada, verifique horários, espaços, coloque um responsável geral, faça uma visita técnica antes do início da mudança para dimensionar o volume a ser transportados em sua mudança.

Mas com essas 20 dicas que a especialista em organização doméstica, Cristina Papazian, passou para a revista Casa e Jardim, o processo fica muito mais fácil! E é nisso que to me baseando para começar o “encaixotamento” aqui em casa…

ANTES DE COMEÇAR

1. Não deixe tudo para a última hora: embale as coisas que você não usa tanto de um a dois meses antes da data da mudança. CDs, DVDs, itens de vestuário, roupas de cama e louças de cozinha podem entrar nessa leva.

2. Comece a enviar os avisos, alertando sobre a troca de endereço para correspondências.

3. Tente se programar para não precisar transportar muita comida, bebida ou coisas líquidas, como frascos de xampu, por exemplo. Faça as compras considerando o tempo de uso até o dia da mudança. Isso porque os produtos podem vazar durante o transporte e causar transtornos desnecessários.

4. Importante: prefira as caixas médias e pequenas. Apesar de poderem concentrar mais coisas, as caixas grandes acabam ficando pesadas e, portanto, ruins de carregar. Com muitas peças dentro, elas correm até o risco de rasgar durante o transporte.


5. A cozinha e o banheiro da casa nova serão os locais mais utilizados por quem estiver envolvido no processo de mudança. Por isso, faça uma limpeza nos dois ambientes antes de começar a trazer as coisas. Não se esqueça de lavar um banheiro – de preferência, que tenha chuveiro – e combinar com todo mundo que estiver no local o uso exclusivo dele.

 

CUIDADOS NO DURANTE, PARA FACILITAR O DEPOIS 


6.
 Tudo fica mais simples se as caixas já forem colocadas no lugar certo, quando chegarem à casa nova. Para isso, imprima uma planta baixa da casa e pinte um cômodo de cada cor. Tire várias cópias e entregue-a a quem estiver ajudando no transporte. Na hora de embalar os objetos, pinte uma folha sulfite com a cor correspondente e fixe-a na superfície de cada caixa, com uma breve descrição do que está dentro dela. Assim, quem for transportar o ambiente já sabe onde aquele material deve ser deixado e o trabalho de tirar tudo da caixa para guardar é facilitado. “Dá até para colocar a criançada para ajudar nessa hora: peça para que eles pintem as folhas com as cores que você quer, usando giz de cera ou lápis de cor”, sugere Cristina Papazian.

smartapeweb

 

7. Em vez de limpar a casa nova antes da mudança, faça isso na hora, conforme for guardando as coisas. Com exceção, é claro, da cozinha e do banheiro, que certamente serão utilizados durante a arrumação. Para o restante, separe um kit de limpeza básico, contendo balde, multiuso, flanela, pano de chão, pano tipo fraldinha e detergente.

8. Em vez de tirar as roupas da gaveta, colocar em uma caixa e depois ter que realocá-las para a gaveta da casa nova, simplifique: tire a gaveta do armário, coloque-a dentro de um saco plástico – pode ser um daqueles pretos, geralmente utilizados para o lixo – e feche com fita PVC. Se tiver que devolver a gaveta para o armário da casa antiga, basta levá-las de volta depois.

9. Você também pode utilizar as malas de viagem, se tiver, para transportar peças de roupas. “Já que elas também vão ter que ir para a casa nova, aproveite-as para armazenar suas coisas”, diz Cristina Papazian.

10. Se tiver roupas nas prateleiras, pegue as pilhas do jeito que estão e coloque-as em uma caixa ou mala. Em ordem, elas podem ir direto para o novo armário.

11. Não tire as roupas dos cabides. Coloque-as estendidas, uma sobre a outra, ou embale em sacos grandes e depois coloque dentro de uma caixa ou mala. Depois, em vez de ficar na confusão de colocar cada uma no cabide, antes de colocar no armário, é só tirá-las da caixa e pendurá-las no lugar certo.

fcb14bbd0fdaf982_Screen_Shot_2014-07-29_at_3.07.07_PM.xxxlarge

12. Os sapatos mais delicados podem ser colocados dentro de meias velhas, para não estragarem com o atrito durante o trajeto. Os cintos podem ser enrolados juntos, para não torcerem. Para transportar as bolsas, coloque as menores, dentro das maiores, para que ocupem menos espaço.

13. Tem muitas bijuterias? Coloque cada uma dentro de um saquinho, para que não enrosquem, e leve tudo dentro de uma necessaire.

14. Dá para aproveitar uma das caixas em que você for colocar cobertores e travesseiros para levar também objetos frágeis. Basta embalá-las bem com plástico bolha e colocá-las entre um edredom e um travesseiro, por exemplo.

15. Pense que a última coisa que você vai embalar será a última a ser colocada no caminhão e, portanto, a primeira a ser descarregada na nova casa. Uma boa dica é deixar para o final as coisas de cozinha. “Com fome, tudo fica mais difícil. Por isso, é bom deixar pratos, copos e alguns beliscos a postos na cozinha nova”, diz Cristina.

16. No dia da organização no novo lar, qualquer bagunça ou sujeira a mais pode atrapalhar. Por isso, quando as pessoas estiverem com fome, o melhor a fazer é comprar um lanchinho pronto ou até sair rapidamente para comer. Se for preparar algo em casa, opte por receitas práticas, como sanduíches frios. Também prefira copos, pratos e talheres descartáveis.

17. Ao embalar as louças de cozinha, coloque cada conjunto em uma caixa, mesmo que sobre um pouco de espaço. Assim, o trabalho de saber onde cada coisa será guardada na casa nova fica mais fácil. Só não se esqueça de preencher os espaços vazios com jornais, para que as peças não fiquem soltas, batendo umas nas outras.

packing-plates-resized

18. Quando for embalar peças frágeis, não economize no plástico bolha. Jarras e bules, por exemplo, devem ser enrolados até que o espaço entre a alça e o corpo do objeto esteja totalmente preenchido. Depois, são necessárias mais duas camadas para cobrir também a alça.

19. Para embalar os talheres, serve a dica das gavetas de roupas. Pegue a própria gaveta e embale-a com um saco plástico. Importante descrever na etiqueta qual lado deve ficar virado para cima, para evitar que as peças saiam do lugar e se misturem.

20. Toalhas de mesa e souplats podem ser colocados por cima das peças mais frágeis de cozinha. Além de não precisarem de uma caixa só para elas, as peças ainda ajudam a amortecer possíveis impactos, protegendo os outros objetos.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim – 04/04/2015 – Vanessa Lima

envie seu comentário

Organização e LimpezaEspaços em Ordem

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *