Casa com Bossa Menu

DIY | Menu dia dos Namorados

Se você decidiu fugir das filas dos restaurantes lotados e passar o Dia dos Namorados em casa, curtindo um jantar romântico, preparado por você… Nós vamos te dar “aquela forcinha” e sugerir um cardápio simples e delicioso… Não é preciso ser Chef de Cozinha para prepará-lo, basta ter cuidado ao selecionar os ingredientes e umas horinhas de dedicação para que tudo fique perfeito! Todos os ingredientes listados nas receitas podem ser facilmente encontrados nos supermercados e empórios próximos à sua casa! Procuramos sugerir preparações que você pode deixar prontas com... Leia mais

Se você decidiu fugir das filas dos restaurantes lotados e passar o Dia dos Namorados em casa, curtindo um jantar romântico, preparado por você… Nós vamos te dar “aquela forcinha” e sugerir um cardápio simples e delicioso…

Não é preciso ser Chef de Cozinha para prepará-lo, basta ter cuidado ao selecionar os ingredientes e umas horinhas de dedicação para que tudo fique perfeito! Todos os ingredientes listados nas receitas podem ser facilmente encontrados nos supermercados e empórios próximos à sua casa!

Procuramos sugerir preparações que você pode deixar prontas com antecedência e dar o toque final antes de servir. Assim você fica com mais tempo disponível para se arrumar, conversar, curtir uma música, um vinho, dançar… Ou o que a sua imaginação permitir!

 

Então vamos lá… São sempre duas sugestões e você escolhe a que mais lhe agrada!

 

ENTRADAS:

1) Figos Caramelizados com Presunto Cru

Figos-caramelizados-350x228

Elegante, esta preparação combina a doçura do figo à potência do presunto cru e ganha o toque de frescor das folhas de manjericão. Ideal para dar o clima de sofisticação a jantares especiais. (E o preparo não poderia ser mais simples.)

Ingredientes

50 g de presunto cru em fatias bem finas
3 figos
2 colheres (sopa) de mel
10 folhas de manjericão
1 colher (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Lave e seque bem os figos e as folhas de manjericão. Corte os figos ao meio, no sentido do comprimento.

2. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Regue com o azeite e coloque os figos, com o lado das sementes para baixo. Assim que começar a dourar, com uma espátula, vire de lado. Deixe dourar por mais alguns minutos, 2 ou 3.

3. Num prato, disponha as fatias de presunto cru, as metades de figo caramelizado com as sementes para cima, as folhas de manjericão ao redor e regue tudo com 1 colher (sopa) de mel.

2) Salada Caprese no Pote

caprese2-170x170 Caprese-no-pote-170x170 Caprese-170x170

Um jeito “extrovertido” de servir uma salada clássica! Você vai poder usar a imaginação ao escolher qual será o recipiente que usará para acondicioná-la. Pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira até a hora do jantar. Você também pode optar por comê-la “no pote” ou virá-la no prato!

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de macarrão tipo fusili
8 tomates grape
8 minimuçarelas de búfala
1 xícara (chá) de folhas de rúcula baby
1/2 xícara (chá) de manjericão fresco
1/4 xícara (chá) de castanha-de-caju
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/4 xícara (chá) de azeite
1 cubo de gelo
1 colher (chá) de vinagre
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Leve ao fogo alto uma panela pequena com água. Quando ferver, junte o macarrão e uma colher (chá) de sal. Mexa apenas para misturar. Desligue o fogo 1 minuto antes do tempo indicado na embalagem. Passe o macarrão por um escorredor e deixe esfriar.

2. Lave as folhas de rúcula e os tomatinhos. Transfira para uma tigela, cubra com água, adicione o vinagre e deixe de molho por 10 minutos. Retire as folhas e os tomates da água – assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela – e seque.

3. Lave e seque as folhas de manjericão; descasque o dente de alho.

4. No liquidificador, prepare o molho pesto: junte as folhas de manjericão, as castanhas-de-caju, o queijo parmesão, o alho, o azeite e o gelo e bata bem até triturar a castanha e o gelo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

5. Para montar a salada no pote de vidro, arrume em camadas na seguinte ordem: o molho pesto, os tomates, o macarrão, a muçarela de búfala e a rúcula. Guarde na geladeira. Na hora de consumir, chacoalhe o pote para misturar o molho.

OBS.: Fizemos um post completo sobre “Salada no Pote“! Nele você vai ter muitas dicas de como prepará-la, como serví-la e também algumas variações para os ingredientes!

E se quiser variar o molho, você pode conferir outras 10 opções incríveis de molhos para sua salada!

 

PRATOS PRINCIPAIS

1) Conchigliones com recheio Quatro Queijos e molho de Tomate

Conchiglione-350x252

Se você adora massas, vai adorar essa receita!!! Super versátil, pode ser feita com os mais diversos tipos de recheios e molhos!

Ingredientes

10 a 12 unidades de conchigliones
200 g de ricota
50 g de queijo Gorgonzola
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
3 colheres (sopa) de creme de leite
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
4 tomates bem maduros
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo
sal e pimenta-do-reino moída na hora
Folhas de manjericão fresco para decorar

Modo de Preparo

1. Em água fervente com sal, cozinhe os conchigliones por volta de 10 a 15 minutos e logo após escorra bem, colocando-os em água fria. As conchas devem ficar um pouco “durinhas” pois ainda vão para o forno

2. Recheio: amasse a ricota e misture com o gorgonzola, requeijão, creme de leite e parmesão

3. Acerte o sal e com esta mistura, recheie os conchigliones com cuidado para não rasgá-los e reserve.

4. Molho: coloque em uma panela o óleo, adicione a cebola e refogue bem. Adicione o alho picado. Coloque os tomates picados. Coloque aproximadamente 1 xícara de chá de água, acrescente o sal e a pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos.
OBS.: Para um molho ainda mais saboroso, use os tomates sem casca (tomates concassé). Veja como fazê-lo neste post!
5. Em uma forma, coloque os conchigliones já recheados, cubra com o molho, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno.
6. Ao servir, decore com algumas folhas de manjericão fresco.

 

2) Polenta com Ragu de Carne

Ragú-de-Rabada_baixa-350x247

No inverno, um prato quente e nutritivo, porém leve! Nessa receita, você pode substituir a carne por linguiça, lombo ou até mesmo cogumelos!!!

PARA O RAGU

Ingredientes

200 g de músculo bem limpo
1/2 cebola
1 dente de alho
1 tomates maduros
1/4 xícara (chá) de salsinha picada
1/4 xícara (chá) de cebolinha picada
1 colhere (sopa) de óleo de canola
1/2 colhere (sopa) de extrato de tomate
1 pitada de sal
350 ml de água

Modo de Preparo

1. Numa tábua, corte o músculo em cubos grandes, pique a cebola e o alho em cubinhos. Pique fino a salsinha e a cebolinha. Reserve.

2. Faça um concassé com o tomate. Veja aqui como fazer. Corte o tomate, retire as sementes e corte-o em cubos grandes.

3. Aqueça uma panela de pressão no fogo alto por 2 minutos. Acrescente o óleo de canola, o alho, o músculo e tempere com sal. Refogue por cerca de 10 minutos até dourar a carne. Junte a cebola e o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o tomate picado e a água. Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 45 minutos.

4. Desligue o fogo e, quando acabar a pressão da panela, destampe. Coloque metade da carne num prato. Com um garfo, desfie a carne volte à panela. Junte a salsinha e a cebolinha. Leve ao fogo médio e assim que ferver, desligue. Sirva com a polenta mole.

PARA A POLENTA

Ingredientes

1/2 xícaras (chá) de fubá ou de sêmola de milho
2 xícaras (chá) de água
1/4 colher (sopa) de sal
1 colheres (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

1. Numa panela grande, aqueça a água em fogo médio. Quando ferver, acrescente o sal e abaixe o fogo. Com a colher de pau em uma mão, vá mexendo a água, e com a outra mão, pegue um punhado de fubá (ou de sêmola de milho) e vá soltando aos poucos, num fio constante. Acrescente todo o fubá dessa maneira e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo sempre com a colher. A polenta estará pronta quando se desprender das paredes e do fundo da panela.

2. Acrescente o queijo parmesão e misture bem até que ele derreta. Coloque um pouco de polenta num prato fundo, aperte o centro com a colher e cubra com o ragu. Polvilhe com a salsinha e sirva imediatamente.

 

SOBREMESAS:

1) Panna Cotta com Coulis (molho) de Frutas Vermelhas

Panacota-170x170 Panacota-3-170x170 Panacota-1-170x170

Uma espécie de pudim, bastante leve e saboroso. O “molho” de frutas vermelhas dá um toque especial, doce e ácido ao mesmo tempo, contrapondo e complementando a doçura da panna cotta.

PARA A PANNA COTTA

Ingredientes

1 folha de gelatina incolor
125 g de creme de leite fresco (não pode ser de caixinha… ;-)
25 g de açúcar refinado
1/4 de fava de baunilha (somente a parte interna da fava – “sementes”)
Raspas da casca de limão siciliano

Modo de Preparo

1. Hidrate a folha de gelatina em água fria e reserve (conforme instruções da embalagem).

2. Em uma panela, aqueça o creme de leite com o açúcar, a fava de baunilha e as raspas de limão, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido.

3. Quando começar a levantar fervura, desligue o fogo, acrescente a gelatina hidratada e mexa até que ela dissolva completamente.

4. Disponha em um recipiente adequado (pode ser forminhas de empada/cupcakes/pudins ou mesmo copinhos, como na foto acima) e leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou até que esteja firme.

PARA O COULIS (MOLHO)

Ingredientes

100 g de frutas vermelhas a gosto (morangos, framboesas, amoras, etc.)
15 g de açúcar de confeiteiro
Gotas de limão siciliano

OBS.: Você pode substituir as frutas vermelhas por frutas amarelas (pêssego, manga, maracujá) ou quaisquer outras que preferir

Modo de Preparo

1. Bata as frutas no liquidificador e acrescente o açúcar de confeiteiro e algumas gotas de limão siciliano. Você pode deixar alguns pedaços da frutas, cortados em pequenos cubos, caso prefira uma calda com pedacinhos de frutas.

2. Mantenha o coulis na geladeira até a hora de servir, juntamente com a panna cotta.

3. Para desenformar a panna cotta, caso a tenha colocado em forminhas, mergulhe rapidamente as forminhas em água quente.

 

2) Sopa de Chocolate com Frutas vermelhas

Sopa-de-chocolate-350x234

Mas se você é amante inveterado do chocolate, sugerimos então esta SEN-SA-CIO-NAL sopa de chocolate! A textura aveludada do Fondue com o frescor das frutas… Deliciosa!!!

Ingredientes

100 g de chocolate meio amargo
100 ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de conhaque
Frutas vermelhas a gosto

Modo de Preparo

1. Pique o chocolate e disponha em uma vasilha.

2. Em uma panela aqueça o creme de leite fresco até começar a levantar fervura. Despeje sobre o chocolate picado e espere 3 minutos.

3. Acrescente o conhaque e misture até que dissolva todo o chocolate. Caso não dissolva totalmente, leve a mistura ao microondas por 10 a 15 segundos e misture novamente.

4. Para servir, disponha a sopa em xícaras ou copinhos e coloque as frutas de sua preferência por cima. A sopa pode ser servida quente ou fria, lembrando que, quando mais quente ela for servida, mais fluida ela ficará! Para manter a textura cremosa e aveludada de sopa, ela deverá ser servida morna.

OBS.: Essa receita também pode ser feita com chocolate ao leite, nesse caso, você deverá utilizar somente 75 ml de creme de leite fresco para 100 g de chocolate ao leite.

Dica Ô Manhê!

Que tal um vinho para harmonizar com seu jantar? Temos alguns posts que vão te dar a dica que faltava para um jantar perfeito… Você pode consultar todos os posts sobre harmonização digitando a palavra “vinho” no campo de busca e será direcionado!!!

Pronto… Agora é só fazer a lista do supermercado e ir às compras! E no dia 12, sucesso garantido!!! Qualquer dúvida sobre o preparo, ingredientes ou qualquer outro assunto, deixe aqui seu comentário que responderemos rapidinho…  Depois vem contar prá gente como foi sua experiência! Bon Apetit…

envie seu comentário

CozinhandoDocesEntradasMassasTemáticos

Receita | Brigadeiro verde e amarelo

Em clima de copa, aqui em casa o brigadeiro também entra no clima! Para fazer você só precisa de Leite condensado Leite Corante de alimentos nas cores desejadas (verde e amarelo) A proporção do leite é 1 lata de leite para cada uma de leite condensado. Demora muito mais para ficar pronto, mas além de render mais da uma aliviada no doce! Não tem segredo! Brigadeiro todo mundo sabe fazer não é mesmo? Bora fazer uma graça?! Bom jogo GALERA!!!!!!... Leia mais

Em clima de copa, aqui em casa o brigadeiro também entra no clima!

Para fazer você só precisa de

  • Leite condensado
  • Leite
  • Corante de alimentos nas cores desejadas (verde e amarelo)

IMG_9496

A proporção do leite é 1 lata de leite para cada uma de leite condensado.

Demora muito mais para ficar pronto, mas além de render mais da uma aliviada no doce!

IMG_9497 IMG_9498 IMG_9500 IMG_9502 IMG_9504 IMG_9505

Não tem segredo! Brigadeiro todo mundo sabe fazer não é mesmo?

Bora fazer uma graça?!

Bom jogo GALERA!!!!!! #vaiBrasil

envie seu comentário

CozinhandoTemáticos

Receita | Cookies para o Natal

Ingredientes: 3/4 de xícara de manteiga de amendoim1 1/4 de xícara de açúcar mascavo1/2 xícara de gordura vegetal3 colheres de sopa de leite1 colher de sopa de baunilha1 ovo1 3/ 4 de xícara de farinha de trigo3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio3/4 de colher de chá de salMini- pretzels cobertos de chocolateMini M&Ms marromM&Ms vermelho ou outra cor Modo de preparo: Preaqueça o forno a 190 ° C. Misture o açúcar mascavo, manteiga de amendoim, gordura, leite e baunilha em uma tigela grande . Bata em velocidade... Leia mais

ReindeerCookies 3

Ingredientes:

3/4 de xícara de manteiga de amendoim
1 1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de gordura vegetal
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de baunilha
1 ovo
1 3/ 4 de xícara de farinha de trigo
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 de colher de chá de sal
Mini- pretzels cobertos de chocolate
Mini M&Ms marrom
M&Ms vermelho ou outra cor

ReindeerCookies 4

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190 ° C.

Misture o açúcar mascavo, manteiga de amendoim, gordura, leite e baunilha em uma tigela grande . Bata em velocidade média até ficar bem misturado . Adicione o ovo e bata mais um pouco.

Em outra tigela, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Vá batendo em velocidade baixa e adicionando a mistura de creme até ficar bem homogêneo.

Fazer bolinhas do tamanho de um brigadeiro com a massa.

Em seguida, achate as bolinhas suavemente com as mãos, e arrume em uma assadeira untada deixando um espaço de cerca de 2 centímetros de distância entre os biscoitos. Leve ao forno por 7 a 8 minutos, ou até  que esteja começando a dourar .

Retire do forno e imediatamente (e suavemente), pressione 2 mini pretzels nas partes superiores dos bolinhos de chifres da rena, os M&Ms marrons para os olhos e um M&M vermelho para o nariz.

Deixe esfriar 2 minutos na assadeira e transfira para uma grelha ou papel toalha para esfriar completamente.

A receita rende cerca de 40 biscoitos de rena.

Via: Baker Girl

envie seu comentário

CozinhandoDocesTemáticos